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PROJETO DE LEI 245, DE 1996

Dispõe sobre a proteção ao patrimônio fossilífero, em conformidade com o art. 216, inciso V da Constituição Federal, e dá outras providências. O CONGRESSO NACIONAL decreta: CAPÍTULO I Disposições gerais Art. 1º Os depósitos fossilíferos existentes em território nacional e os fósseis nele coletados são bens da União, constituindo-se patrimônio cultural e natural brasileiro e … Ler maisPROJETO DE LEI 245, DE 1996

Estudo do Meio: Praia Arenosa

Introdução: Uma praia arenosa remete à ideia de uma ambiente desértico. As praias bravas, ou de tombo, podem fazer jus a esta imagem, devido ao forte embate das ondas sob a areia, no entanto, as praias mansas ou duras, com sua declividade suave abrigam uma fauna abundante e variada que passa desapercebida, oculta na areia … Ler maisEstudo do Meio: Praia Arenosa

OS MUSEUS E A QUESTÃO AMBIENTAL

Os museus são locais importantíssimos que complementam, por meio de sua materialidade, o que vem sendo desenvolvido nas escolas em várias disciplinas, seja do ensino fundamental, quanto médio. Para os professores que tem interesse em compreender aspectos históricos e da evolução conceitual de museus, convidamos a visitar o artigo selecionado, que traça um paralelo entre … Ler maisOS MUSEUS E A QUESTÃO AMBIENTAL

POTENCIAL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ZOOLÓGICOS BRASILEIROS

Para aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre como os zoológicos brasileiros desenvolvem trabalhos de Educação Ambiental em suas instituições, selecionamos o artigo a seguir: Potencial da Educação Ambiental nos zoológicos brasileiros.

RÉPLICAS DE FÓSSEIS: EXCELENTES FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE PALEONTOLOGIA

Os fósseis são importantes para a compreensão da evolução dos seres vivos. Seja no estabelecimento de biozoneamentos, em estudos ligados à prospecção de petróleo ou ainda em reconstituições paleoambientais, os fósseis são importantes testemunhos que auxiliam nesses processos. Os fósseis brasileiros contam a história da biodiversidade em épocas passadas desde a Era Palezóica, e se … Ler maisRÉPLICAS DE FÓSSEIS: EXCELENTES FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE PALEONTOLOGIA

ESTUDO DO MEIO: COSTÃO ROCHOSO

Introdução: A zona entre marés é dividida em três regiões: infralitoral (raramente exposta), mediolitoral (exposta na maré baixa) e supralitoral (raramente submersa). De acordo com as adaptações que apresentam, os organismos se distribuem nelas, em certos casos formando faixas características, onde cada tipo de organismo é predominante. Nos costões rochosos, geralmente no supralitoral, encontra-se na … Ler maisESTUDO DO MEIO: COSTÃO ROCHOSO

ESTUDO DO MEIO: MANGUEZAL

Introdução: O manguezal é considerado um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho, sujeito ao regime das marés. O manguezal está associado às margens de baías, enseadas, barras, desembocaduras de rios, lagunas e reentrâncias costeiras, onde haja encontro de águas de rios com o mar, ou diretamente expostos à linha da costa. … Ler maisESTUDO DO MEIO: MANGUEZAL

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