Hemicrânio direito de Aegyptopithecus zeuxis
R$ 27,00
Reconstituição de Hemicrânio direito de Aegyptopithecus zeuxis
Peso aproximado: 105g;
Dimensões: 10,5×7,5×3 cm
Procedência: Fayum, Egito
Idade/Período: 30 m.a.;
Material: tbdplaster
Em estoque
Ficha Técnica
Reconstituição de fóssil – Escala 1 : 1
Nome: Hemicrânio direito de Aegyptopithecus zeuxis (Simons, 1965)
Ordem Primates; Família Propliopithecidae
Período/Idade: Oligoceno/30 milhões de anos
Procedência: Fayum, Egito
Peso aproximado: 105g
Dimensões: 10,5×7,5×3 cm
Material: tbdplaster
Réplica cuja produção se baseia nas cores e dimensões de um fóssil original. Sua confecção é artesanal, portanto sujeita a possíveis variações de cor.
Crédito da Imagem: Juarez Silva
Orientações para o manuseio e conservação de réplicas
Um pouco de sua História Natural.
Aegyptopithecus zeuxis é a única espécie do gênero Aegyptopithecus conhecida. É um fóssil que marca a divergência entre os Hominoidea (grandes símios) e os Cercopithecoidea (macacos do velho mundo). Esta espécie viveu cerca de 30 milhões de anos atrás, no Oligoceno. Sua aparência se assemelhava com os macacos modernos do novo mundo, tendo o mesmo tamanho dos macacos-prego.
Eles viviam onde hoje é o norte do Egito. No Oligoceno, esta área era densamente coberta por vegetação subtropical, o que faz acreditar, dentre outros caracteres morfológicos da espécie, que o Aegyptopithecus zeuxis possuía um hábito arborícola e que provavelmente se alimentava de frutos.
Imagem de fóssil original como referência.
Esta imagem representa fósseis originais da espécie. O crânio menor é de uma fêmea e o maior de um macho adulto.
O uso de réplicas como apoio à Antropologia e ao estudo dos Primatas.
A antropologia é a Ciência da humanidade e da cultura, e tem como campo de investigação todas as populações socialmente organizadas no período de pelo menos dois milhões de anos. Divide-se em duas grandes áreas de estudo: a antropologia física (ou biológica) e a antropologia cultural, para alguns autores sinônimos de antropologia social, que focaliza, talvez, o principal conceito desta ciência, a cultura, produzida por grupos de primatas hominídeos.
De origem africana, os primatas em seu percurso evolutivo adaptaram-se às mudanças ambientais e atualmente passaram a ocupar praticamente toda a faixa equatorial da Terra, seja em florestas tropicais ou em savanas. Grupos extintos de hominídeos encontrados na África contam a história evolutiva do grupo ao qual pertence a espécie humana.
As réplicas de hominídeos produzidas pela Terra Brasilis Didáticos propõem focar nos estudos da antropologia física, permitindo conhecer aspectos anatômicos de crânios de hominídeos e de outros primatas que os antecederam e assim compreender a relações de parentescos entre diferentes espécies e conhecer sua origem e ascensão na escala de tempo geológico.

Aprofunde as discussões sobre os Primatas.
Com a réplica de Aegyptopithecus zeuxis e mais um conjunto de réplicas de hominídeos associadas a ela e representativas de outros Primatas, é possível discutir temas como:
- relações filogenéticas dos primatas
- diversidade de primatas
- novidades evolutivas
- ascensão de algumas espécies de hominídeos a partir do continente africano
- adaptações alimentares
- extinções, mudanças ambientais e competição interespecífica
- hominídeos que forma contemporâneos no passado
- possibilidade de hibridismo
Amplie ainda mais a sua abordagem sobre os Primatas.
Ainda, se você quiser ampliar as discussões sobre a irradiação dos hominídeos, as novidades evolutivas que proporcionaram o sucesso desse grupo de primatas, assim como sua ascensão em todos os continentes do Planeta, você poderá utilizar outras réplicas como as que estão organizadas na categoria de Arqueologia, e assim associar cada espécie ao tipo de ferramenta que desenvolveu e que auxiliou espécie em sua sobrevivência.
Assim, sua experiência docente, tendo como apoio o uso de réplicas, poderá tornar suas aulas inovadoras, onde aspectos como problematização e experimentação estarão a serviço da divulgação da Ciência e compreensão do mundo.
Dicas de uso da reconstituição de Aegyptopithecus zeuxis em sala de aula!
Explore o uso desta réplica em suas aulas nos ensinos fundamental e médio, ao abordar temas como evolução, a vida no continente africano, extinções, entre outros temas também interessantes.
Componha suas aulas com peças de qualidade de museu e associe-as às habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular!
O que diz a BNCC dos Ensinos Fundamental II?
O ensino de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental II, pressupõe que suas aulas representem um processo investigativo a ser pensado como elemento central na formação dos estudantes.
Portanto, em Ciências da Natureza, nas temáticas “Vida e Evolução e Terra e Universo”, o uso da réplica de Aegyptopithecus zeuxis pode ser associada às habilidades como:
- (EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) relacionados à sua vida cotidiana.
- (EF03CI05) Descrever e comunicar as alterações desde o nascimento que ocorrem em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.
- (EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.
Em Ciências Humanas, nas temáticas “Tempo, Espaço e Formas de Registros”, o uso da réplica de Aegyptopithecus zeuxis pode ser associada ao desenvolvimento de habilidades como:
- (EF06HI01) Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).
- (EF06HI03) Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.
- (EF06HI04) Conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.
- (EF06HI05) Descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas.
- (EF06HI06) Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano.
- (EF06HI14) Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços.
O que diz a BNCC do Ensino Médio?
Você sabia que a BNCC pressupõe o desenvolvimento de habilidades por meio de experimentação e que podem ser criadas situações de colaboração a partir do uso de laboratório em situações práticas de experimentação?
Em áreas como Ciências da Natureza e Ciências Humanas, o uso da réplica de Aegyptopithecus zeuxis pode ser associada ao desenvolvimento de habilidades tais como:
- (EM13CNT201) Analisar e utilizar modelos científicos, propostos em diferentes épocas e culturas para avaliar distintas explicações sobre o surgimento e a evolução da Vida, da Terra e do Universo.
- (EM13CNT202) Interpretar formas de manifestação da vida, considerando seus diferentes níveis de organização (da composição molecular à biosfera), bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, tanto na Terra quanto em outros planetas.
- (EM13CNT203) Avaliar e prever efeitos de intervenções nos ecossistemas, nos seres vivos e no corpo humano, interpretando os mecanismos de manutenção da vida com base nos ciclos da matéria e nas transformações e transferências de energia.
- (EM13CHS104) Analisar objetos da cultura material e imaterial como suporte de conhecimentos, valores, crenças e práticas que singularizam diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.
- (EM13CHS105) Identificar, contextualizar e criticar as tipologias evolutivas (como populações nômades e sedentárias, entre outras) e as oposições dicotômicas (cidade/campo, cultura/natureza, civilizados/bárbaros, razão/sensibilidade, material/virtual etc.), explicitando as ambiguidades e a complexidade dos conceitos e dos sujeitos envolvidos em diferentes circunstâncias e processos.
Assim, suas aulas poderão contar com uma incrível composição: sua experiência docente associada ao uso de materiais que seus alunos conheceriam apenas em alguns museus!