Hemicrânio direito de Homo erectus
R$ 75,00
Reconstituição de Hemicrânio direito de Homo erectus
Peso aproximado: 1240g
Dimensões: 21x16x8cm
Procedência: Java (Indonésia)
Idade/Período: 1 m.a. – Pleistoceno Médio
Material: tbdplaster
Em estoque
Ficha Técnica
Reconstituição de fóssil – Escala 1 : 1
Nome: Hemicrânio direito de Homo erectus (Dubois, 1894)
Ordem Primates; Família Hominidae
Período/Idade: Pleistoceno/1,8 milhões de anos
Procedência: Java (indonésia)
Peso aproximado: 1240 g
Dimensões: 21x16x8 cm
Material: tbdplaster
Réplica cuja produção se baseia nas cores e dimensões de um fóssil original. Sua confecção é artesanal, portanto sujeita a possíveis variações de cor.
Crédito da Imagem: Juarez Silva
Orientações para o manuseio e conservação de réplicas
Um pouco de sua História Natural.
Homo erectus é uma espécie extinta do gênero Homo datada entre 1,9 na África até 100 mil anos atrás. Aparentemente, o H. erectus se originou no Plioceno tardio ou no começo do Pleistoceno e sobreviveu quase esta época inteira. Estudos indicam que a espécie se originou na África e foi se dispersando para o Oeste e Sul da Ásia.
O primeiro fóssil de H. erectus foi encontrado na Indonésia em 1891 e foi nomeado de Pithecanthropus erectus, que posteriormente foi realocado para o gênero Homo. Há um consenso geral de que H. erectus descende de uma espécie mais antiga do gênero Homo, como por exemplo, Homo habilis, o que, no entanto ainda é uma hipótese controversa entre muitos pesquisadores. E possivelmente, várias populações de H. erectus deram origem a diversas outras espécies, como Homo heidelberguensis e até mesmo Homo sapiens.
A dieta de H. erectus baseava-se em carnes e outros tipos de proteína. Há também especulações que esta espécie também se alimentava de mel e tubérculos, sendo fontes muito importantes de energia.
Durante muito tempo, não havia evidência de que H. erectus era capaz de produzir e manusear ferramentas líticas. No entanto, ao examinar os fósseis mais antigos da espécie (datados de aproximadamente 1,9 milhões de anos), foi evidenciada no registro arqueológico a maior inovação na tecnologia de ferramentas líticas (datado em 1,7 milhões de anos atrás). Conhecido atualmente como indústria lítica Acheulense, os utensílios produzidos por essa cultura possuem bifaces regulares, com morfologia que se assemelha a uma amêndoa, simétrico no eixo longitudinal. Possuem a base arredondada terminando em uma ponta mais afilada. Exemplos de peças produzidas por esta cultura, além de pontas de flechas, eram ferramentas grandes como machados e cutelos.
Imagem de fóssil original como referência.
Estas imagens representam o fóssil original de Homo erectus encontrado na França em 1969, na Caverna Tautavel
O uso de réplicas como apoio à Antropologia e ao estudo dos Primatas.
A antropologia é a Ciência da humanidade e da cultura, e tem como campo de investigação todas as populações socialmente organizadas no período de pelo menos dois milhões de anos. Divide-se em duas grandes áreas de estudo: a antropologia física (ou biológica) e a antropologia cultural, para alguns autores sinônimos de antropologia social, que focaliza, talvez, o principal conceito desta ciência, a cultura, produzida por grupos de primatas hominídeos.
De origem africana, os primatas em seu percurso evolutivo adaptaram-se às mudanças ambientais e atualmente passaram a ocupar praticamente toda a faixa equatorial da Terra, seja em florestas tropicais ou em savanas. Grupos extintos de hominídeos encontrados na África contam a história evolutiva do grupo ao qual pertence a espécie humana.
As réplicas de hominídeos produzidas pela Terra Brasilis Didáticos propõem focar nos estudos da antropologia física, permitindo conhecer aspectos anatômicos de crânios de hominídeos e de outros primatas que os antecederam e assim compreender a relações de parentescos entre diferentes espécies e conhecer sua origem e ascensão na escala de tempo geológico.

Aprofunde as discussões sobre os Primatas.
Com a réplica de Homo erectus e mais um conjunto de réplicas de hominídeos associadas a ela e representativas de outros Primatas, é possível discutir temas como:
- relações filogenéticas dos primatas
- diversidade de primatas
- novidades evolutivas
- ascensão de algumas espécies de hominídeos a partir do continente africano
- adaptações alimentares
- extinções, mudanças ambientais e competição interespecífica
- hominídeos que forma contemporâneos no passado
- possibilidade de hibridismo
Amplie ainda mais a sua abordagem sobre os Primatas.
Ainda, se você quiser ampliar as discussões sobre a irradiação dos hominídeos, as novidades evolutivas que proporcionaram o sucesso desse grupo de primatas, assim como sua ascensão em todos os continentes do Planeta, você poderá utilizar outras réplicas como as que estão organizadas na categoria de Arqueologia, e assim associar cada espécie ao tipo de ferramenta que desenvolveu e que auxiliou espécie em sua sobrevivência.
Assim, sua experiência docente, tendo como apoio o uso de réplicas, poderá tornar suas aulas inovadoras, onde aspectos como problematização e experimentação estarão a serviço da divulgação da Ciência e compreensão do mundo.
Veja o vídeo “Cientistas brasileiros reescrevem a história do gênero humano”:
Dicas de uso da reconstituição de Homo erectus em sala de aula!
Explore o uso desta réplica em suas aulas nos ensinos fundamental e médio, ao abordar temas como evolução, a vida no continente africano, extinções entre outros temas também interessantes.
Componha suas aulas com peças de qualidade de museu e associe-as às habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular!
O que diz a BNCC dos Ensinos Fundamental II?
O ensino de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental II, pressupõe que suas aulas representem um processo investigativo a ser pensado como elemento central na formação dos estudantes.
Portanto, em Ciências da Natureza, nas temáticas “Vida e Evolução e Terra e Universo”, o uso da réplica de Homo erectus pode ser associada às habilidades como:
- (EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) relacionados à sua vida cotidiana.
- (EF03CI05) Descrever e comunicar as alterações desde o nascimento que ocorrem em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.
- (EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.
Em Ciências Humanas, nas temáticas “Tempo, Espaço e Formas de Registros”, o uso da réplica de Homo erectus pode ser associada ao desenvolvimento de habilidades como:
- (EF06HI01) Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).
- (EF06HI03) Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.
- (EF06HI04) Conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.
- (EF06HI05) Descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas.
- (EF06HI06) Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano.
- (EF06HI14) Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços.
O que diz a BNCC do Ensino Médio?
Você sabia que a BNCC pressupõe o desenvolvimento de habilidades por meio de experimentação e que podem ser criadas situações de colaboração a partir do uso de laboratório em situações práticas de experimentação?
Em áreas como Ciências da Natureza e Ciências Humanas, o uso da réplica de Homo erectus pode ser associada ao desenvolvimento de habilidades tais como:
- (EM13CNT201) Analisar e utilizar modelos científicos, propostos em diferentes épocas e culturas para avaliar distintas explicações sobre o surgimento e a evolução da Vida, da Terra e do Universo.
- (EM13CNT202) Interpretar formas de manifestação da vida, considerando seus diferentes níveis de organização (da composição molecular à biosfera), bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, tanto na Terra quanto em outros planetas.
- (EM13CNT203) Avaliar e prever efeitos de intervenções nos ecossistemas, nos seres vivos e no corpo humano, interpretando os mecanismos de manutenção da vida com base nos ciclos da matéria e nas transformações e transferências de energia.
- (EM13CHS104) Analisar objetos da cultura material e imaterial como suporte de conhecimentos, valores, crenças e práticas que singularizam diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.
- (EM13CHS105) Identificar, contextualizar e criticar as tipologias evolutivas (como populações nômades e sedentárias, entre outras) e as oposições dicotômicas (cidade/campo, cultura/natureza, civilizados/bárbaros, razão/sensibilidade, material/virtual etc.), explicitando as ambiguidades e a complexidade dos conceitos e dos sujeitos envolvidos em diferentes circunstâncias e processos.
Assim, suas aulas poderão contar com uma incrível composição: sua experiência docente associada ao uso de materiais que seus alunos conheceriam apenas em alguns museus!