Braquiópode: Neospirifer condor
R$ 36,00
Nome: Neospirifer condor
Ordem Spiriferida; Família Trigonotretidae
Localização: Chile
Período/Idade: Carbonífero / 300 milhões de anos
Tamanho: 9 x 5 cm
Material: resina
Em estoque (pode ser encomendado)
Ficha Técnica
Réplica de fóssil escala 1:1
Nome: Neospirifer condor
Ordem Spiriferida; Família Trigonotretidae
Localização: Chile
Período/Idade: Carbonífero / 300 milhões de anos
Tamanho: 9 x 5 cm
Material: resina
Réplica de fóssil cuja produção as cores e dimensões baseadas em um fóssil original. Peça de confecção artesanal, sujeita a possíveis variações de cor.
Crédito da imagem: Juarez Silva
Orientação para manuseio e conservação de réplicas
Um pouco de sua Biologia.
BIVALVE, NÃO! BRAQUIÓPODE…
Os braquiópodes são animais exclusivamente marinhos e bentônicos. Poucas espécies ainda são viventes, sendo que a maioria se extinguiu. Neospirifer é um gênero de braquiópodes extintos encontrados desde o Carbonífero Superior ao Permiano. As valvas de Neospirifer são fortemente desenvolvidas e frequentemente bem preservadas como fóssil. Há um sulco proeminente, bem desenvolvido no cume da concha, facilitando a rápida identificação. Nesta réplica é possível observar as duas valvas encaixadas.
Neospirifer é um fóssil guia, utilizado para correlações estratigráficas.Os braquiópodes são geralmente confundidos com moluscos bivalves, no entanto, fazem parte de um grupo taxonômico bem distinto. A semelhança entre os dois grupos se baseia principalmente na presença das duas conchas, que nos bivalves são exatamente do mesmo tamanho, mas nos braquiópodes são encontradas em tamanhos diferentes: uma maior chamada de valva pedicular e uma ligeiramente menor, a valva braquial. A anatomia interna dos braquiópodes também é completamente diferente, possuindo o lofóforo, um órgão especializado na alimentação, como sua principal característica.
Imagem de fóssil original de Neospirifer condor como referência.
Esta imagem representa um espécime de Neospirifer condor original. Perceba suas cores e textura, e compare com a réplica que produzimos. A equipe do PaleoLab tem como foco produzir réplicas com as características das peças originais, imprimindo a elas qualidade e contribuindo para a divulgação científica sobre temas relacionados à Paleontologia.
A Era Paleozoica e o uso de réplicas de fósseis.
A Era Paleozoica, em que o Neospirifer condor vivia está bem representada por diversas réplicas de fósseis produzidas pela Terra Brasilis Didáticos. Se você, professor ou professora, deseja discutir aspectos dessa Era, poderá fazer uso de outras réplicas de trilobitas que demonstram a diversidade de formas, tamanhos e adaptações alimentares, mostrando que esse grupo, hoje extinto, representa os fósseis guias da Era Paleozoica.
Poderá contar também com várias espécies de equinodermatas, braquiópodes, moluscos, euripterídeo e vertebrados como o placodermo que possibilitam ampliar o entendimento sobre a biodiversidade dos seres vivos neste espaço de tempo geológico em que os oceanos e o ambiente terrestre eram bem diferentes do que conhecemos hoje.
Aprofunde as discussões sobre a Era Paleozoica.
Com réplica de Neospirifer condor e mais um conjunto de réplicas de fósseis associadas a ela e representativas da Era Paleozoica, é possível discutir temas como:
- fósseis guias
- diversidade de invertebrados marinhos
- primeiros vertebrados
- diversidade de trilobitas
- novidades evolutivas
- invertebrados marinhos extintos e grupos ainda viventes
- extinções em massa
Amplie ainda mais a sua abordagem sobre a Era Paleozoica.
Ainda, se você quiser ampliar as discussões sobre a irradiação dos seres vivos nessa Era, e as novidades evolutivas que proporcionaram o sucesso de grupos de invertebrados e o surgimento dos primeiros vertebrados, assim como a ascensão da vida em ambiente terrestre, você poderá utilizar outras réplicas como as que estão organizadas em kits temáticos para que haja uma melhor compreensão sobre era e o período de transição com a Era Mesozoica.
Sua experiência docente, tendo como apoio o uso de réplicas, poderá tornar suas aulas inovadoras, onde aspectos como problematização e experimentação estarão à serviço da divulgação da Ciência e compreensão do mundo.
Dicas de uso da réplica de fóssil Neospirifer condor em sala de aula.
Explore o uso desta réplica em suas aulas nos ensinos fundamental e médio, ao abordar temas como evolução, a vida nas eras geológicas, animais marinhos extintos entre outros temas também interessantes.
Componha suas aulas com peças de qualidade de museu e associe-as às habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular!
O que diz a BNCC do Ensino Fundamental II.
O ensino de Ciências da Natureza no ensino fundamental pressupõe que suas aulas representem um processo investigativo a ser pensado como elemento central na formação dos estudantes.
Portanto, nas temáticas Vida e Evolução e Terra e Universo, o uso da réplica de Neospirifer condor pode ser associada às habilidades como:
- (EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) relacionados à sua vida cotidiana.
- (EF03CI05) Descrever e comunicar as alterações desde o nascimento que ocorrem em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.
- (EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.
O que diz a BNCC do Ensino Médio.
Você sabia que a BNCC pressupõe o desenvolvimento de habilidades por meio de experimentação e que podem ser criadas situações de colaboração a partir do uso de laboratório em situações práticas de experimentação?
Nas temáticas Vida e Evolução e Terra e Universo, o uso da réplica de Neospirifer condor pode ser associada às habilidades como:
- (EM13CNT201) Analisar e utilizar modelos científicos, propostos em diferentes épocas e culturas para avaliar distintas explicações sobre o surgimento e a evolução da Vida, da Terra e do Universo.
- (EM13CNT202) Interpretar formas de manifestação da vida, considerando seus diferentes níveis de organização (da composição molecular à biosfera), bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, tanto na Terra quanto em outros planetas.
Assim, suas aulas poderão contar com uma incrível composição: sua experiência docente associada ao uso de materiais que seus alunos conheceriam apenas em alguns museus!