Hemicrânio de Tigre-dente-de-sabre – Smilodon californicus
R$ 360,00
Nome: Smilodon californicus; Família Felidae
Localização: Rancho la Brea, Califórnia, EUA
Período/Idade: Pleistoceno
Tamanho: 25 x 35 cm
Material: tbdplaster
Em estoque (pode ser encomendado)
Ficha Técnica
Réplica de fóssil escala 1:1
Nome: Smilodon californicus; Família Felidae
Localização: Rancho la Brea, Califórnia, EUA
Período/Idade: Pleistoceno
Tamanho: 25 x 35 cm
Material: tbdplaster
Réplica de fóssil cuja produção as cores e dimensões baseadas em um fóssil original. Peça de confecção artesanal, sujeita a possíveis variações de cor.
Crédito da imagem: Juarez Silva
Orientações para manuseio e conservação de réplicas
Um pouco de sua Biologia.
DENTES GRANDES, PORÉM FRÁGEIS…
Smilodon, popularmente conhecido como Tigre-dentes-de-sabre, é um felino extinto. Apesar do nome, Smilodon não é um antecessor do tigre e nem está diretamente associado.
Originário da América do Norte, com o intercâmbio de fauna ocorrido no Pleistoceno, devido à glaciação, passou a acupar também as terras da América do Sul. Extinguiu-se há aproximadamente 10 mil anos, num evento conhecido como grande extinção da mega fauna do Período Pleistoceno.
Era estritamente carnívoro, e os seus dentes caninos superiores podiam medir até vinte centímetros de comprimento. Possuia uma articulação especial da mandíbula que a permitia abrir num ângulo de até 95°. Esta capacidade permitia ao animal, que possuía patas dianteiras extremamente musculosas para imobilizar a presa, morder na garganta da sua vítima que rompia rapidamente os vasos sanguíneos e fechava a traquéia, acelerando a morte e evitando cuidadosamente uma mordida na coluna, o que faria com que os caninos se partissem ao chocarem-se contra ossos.
Por outro lado, os incisivos destes animais encontravam-se projetados para a frente, para permitir-lhes cortar a carne de suas presas já mortas sem lesionar os seus caninos, o que fazia com que estes felinos apresentassem uma face mais comprida do que as espécies modernas do mesmo porte.
Há evidências de que os Smilodon tivessem um comportamento de grupo, semelhante ao dos leões, dado que exemplares fósseis apresentam fraturas consolidadas, evidenciando que possam ter partilhado de presas abatidas por outros exemplares da espécie até se curarem de suas lesões.
A réplica deste hemicrânio é de um Smilodon proveniente dos poços de betume de La Brea, Califórnia, EUA.
Imagem de fóssil original de Smilodon como referência.
Esta imagem representa um espécime de Smilodon original. Perceba suas cores e textura, e compare com a réplica que produzimos. A equipe do PaleoLab tem como foco produzir réplicas com as características das peças originais, imprimindo a elas qualidade e contribuindo para a divulgação científica sobre temas relacionados à Paleontologia.
A Era Cenozoica e o uso de réplicas de fósseis.
A fauna da Era Cenozoica em que o Smilodon californicus vivia, está bem representada por diversas réplicas de fósseis produzidas pela Terra Brasilis Didáticos. Se você, professor ou professora quer discutir aspectos dessa era, poderá fazer uso de outras réplicas de fósseis, tais como: crânios e estruturas ósseas de mamíferos terrestres e aves, e assim ampliar seu repertório. Elas apoiam no entendimento sobre a biodiversidade desse espaço de tempo geológico.
Aprofunde as discussões sobre a Era Cenozoica.
Com essas réplicas, é possível discutir temas como:
- a expansão e domínio dos mamíferos e das plantas com flores;
- glaciações;
- intercâmbio de fauna do Pleistoceno;
- aves terrestres predadoras;
- extinção em massa do pleistoceno;
- extinções e ação antrópica.
Amplie ainda mais a sua abordagem sobre a Era Cenozoica.
Ainda, se você quiser ampliar as discussões sobre o surgimento da espécie humana nessa era, poderá explorar os materiais produzidos em antropologia, acessando a seção hominídeos, que inclui crânios e hemicrânios de hominídeos pré-históricos, e de grandes primatas atuais. Poderá também, adotar em suas aulas as réplicas da seção de artefatos, que auxiliam na compreensão da ascensão humana em nosso planeta.
Dicas de uso da réplica de Smilodon em sala de aula.
Explore o uso desta réplica em su, as aulas nos ensinos fundamental e médio, ao abordar temas como evolução, a vida nas diferentes eras geológicas, adaptações e hábitos alimentares carnívoros, felídeo extinto, Rancho La Brea, mamíferos caçadores, extinções em massa, extinção da megafauna do Pleistoceno entre outros temas.
Componha suas aulas com peças de qualidade de museu!
O que diz a BNCC do Ensino Fundamental II.
O ensino de Ciências da Natureza no ensino fundamental pressupõe que suas aulas representem um processo investigativo a ser pensado como elemento central na formação dos estudantes.
Portanto, nas temáticas Vida e Evolução e Terra e Universo, o uso da réplica de Smilodon californicus pode ser associada às habilidades como:
- (EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) relacionados à sua vida cotidiana.
- (EF03CI05) Descrever e comunicar as alterações desde o nascimento que ocorrem em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.
- (EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.
O que diz a BNCC do Ensino Médio.
Você sabia que a BNCC pressupõe o desenvolvimento de habilidades por meio de experimentação e que podem ser criadas situações de colaboração a partir do uso de laboratório em situações práticas de experimentação?
Nas temáticas Vida e Evolução e Terra e Universo, o uso da réplica de Latonia seyfriedi pode ser associada às habilidades como:
- (EM13CNT201) Analisar e utilizar modelos científicos, propostos em diferentes épocas e culturas para avaliar distintas explicações sobre o surgimento e a evolução da Vida, da Terra e do Universo.
- (EM13CNT202) Interpretar formas de manifestação da vida, considerando seus diferentes níveis de organização (da composição molecular à biosfera), bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, tanto na Terra quanto em outros planetas.
Assim, suas aulas poderão contar com um diferencial: sua experiência docente associada ao uso de materiais que seus alunos conheceriam apenas em alguns museus!