Pterossauro: Rhamphorynchus sp
R$ 144,00
Nome: Rhamphorhynchus sp (Cuvier, 1819);
Ordem: Pterosauria; Família Rhamphorhynchidae;
Localização: Solnhofen, Alemanha;
Período/Idade: Jurássico Superior;
Tamanho: 26 x 37cm;
Material: tbdplaster
Em estoque (pode ser encomendado)
Ficha Técnica
Réplica de fóssil escala 1:1
Nome: Rhamphorhynchus sp (Cuvier, 1819)
Ordem: Pterosauria; Família Rhamphorhynchidae
Localização: Solnhofen, Alemanha
Período/Idade: Jurássico Superior
Tamanho: 26 x 37cm
Material: tbdplaster
Réplica de fóssil cuja produção as cores e dimensões baseadas em um fóssil original. Peça de confecção artesanal, sujeita a possíveis variações de cor.
Crédito da Imagem: Juarez Silva
Orientações para o manuseio e conservação de réplicas
Um pouco de sua Biologia.
UM ELEGANTE PTEROSSAURO.
Tinha uma longa cauda, com ligamentos rígidos, que terminava em uma palheta característica em forma de losango. As maxilas de Rhamphorhynchus alojavam dentes afiados em forma de agulha, inclinados para a frente, e sua curvatura indicava uma dieta principalmente de peixes e insetos.
Os melhores espécimes preservados vem do calcário Solnhofen da Baviera, Alemanha. Muitos desses fósseis preservaram não apenas os ossos, mas as impressões de tecidos moles, como as membranas das asas.
Imagem de fóssil original de Rhamphorhynchus como referência.
Esta imagem representa um espécime de Rhamphorhynchus sp original. Perceba suas cores e textura, e compare com a réplica que produzimos. A equipe do PaleoLab tem como foco produzir réplicas com as características das peças originais, imprimindo a elas qualidade e contribuindo para a divulgação científica sobre temas relacionados à Paleontologia.
A Era Mesozoica e o uso de réplicas de fósseis.
A Era Mesozoica, em que o Rhamphorhynchus sp vivia está bem representada por diversas réplicas de fósseis produzidas pela Terra Brasilis Didáticos. Se você, professor ou professora quer discutir aspectos dessa Era, poderá fazer uso de outras réplicas de fósseis, tais como: amonitas, vertebrados voadores e terrestres, dentes, ovos, invertebrados terrestres e plantas terrestres. Elas apoiam no entendimento sobre a biodiversidade desse espaço de tempo geológico em que os oceanos e o ambiente terrestre eram bem diferentes do que conhecemos hoje.
Aprofunde as discussões sobre a Era Mesozoica.
Com réplica de Rhamphorhynchus sp e mais um conjunto de réplicas de fósseis associadas a ela e representativas da Era Mesozoica, é possível discutir temas como:
- diversidade de vertebrados
- répteis voadores
- novidades evolutivas
- adaptações para o voo
Amplie ainda mais a sua abordagem sobre a Era Mesozoica.
Ainda, se você quiser ampliar as discussões sobre a irradiação dos seres vivos nessa Era, e as novidades evolutivas que proporcionaram o sucesso de grupos de vertebrados, invertebrados e plantas, poderá utilizar outras réplicas como as que representam dentes, ovos, penas e outras estruturas importantes que garantiram a esses seres vivos ocupar ambientes terrestres e aéreos, além dos ambientes aquáticos já muito bem ocupados por uma rica biodiversidade que viveu na Era Paleozoica.
Sua experiência docente tendo como apoio o uso de réplicas, poderá tornar suas aulas inovadoras, onde aspectos como problematização e experimentação estarão à serviço da divulgação da Ciência e compreensão do mundo.
Dicas de uso da réplica de Rhamphorynchus sp em sala de aula.
Explore o uso desta réplica em suas aulas nos ensinos fundamental e médio, ao abordar temas como evolução, a vida nas eras geológicas, animais marinhos extintos entre outros temas também interessantes.
Componha suas aulas com peças de qualidade de museu e associe-as às habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular!
O que diz a BNCC do Ensino Fundamental II.
O ensino de Ciências da Natureza no ensino fundamental pressupõe que suas aulas representem um processo investigativo a ser pensado como elemento central na formação dos estudantes.
Portanto, nas temáticas Vida e Evolução e Terra e Universo, o uso da réplica de Rhamphorhynchus sp pode ser associada às habilidades como:
- (EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) relacionados à sua vida cotidiana.
- (EF03CI05) Descrever e comunicar as alterações desde o nascimento que ocorrem em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.
- (EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.
O que diz a BNCC do Ensino Médio.
Você sabia que a BNCC pressupõe o desenvolvimento de habilidades por meio de experimentação e que podem ser criadas situações de colaboração a partir do uso de laboratório em situações práticas de experimentação?
Nas temáticas Vida e Evolução e Terra e Universo, o uso da réplica de Rhamphorhynchus sp pode ser associada às habilidades como:
- (EM13CNT201) Analisar e utilizar modelos científicos, propostos em diferentes épocas e culturas para avaliar distintas explicações sobre o surgimento e a evolução da Vida, da Terra e do Universo.
- (EM13CNT202) Interpretar formas de manifestação da vida, considerando seus diferentes níveis de organização (da composição molecular à biosfera), bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, tanto na Terra quanto em outros planetas.
Assim, suas aulas poderão contar com uma incrível composição: sua experiência docente associada ao uso de materiais que seus alunos conheceriam apenas em alguns museus!