Comemorar datas pode render bons projetos

datas_comemorativasAs datas comemorativas fornecem ótimos temas que podem gerar atividades produtivas, auxiliando no desenvolvimento de muitas habilidades nos alunos. Portanto, vale a pena organizar o planejamento e incluí-las nas atividades do ano letivo.

No entanto, essas atividades não devem se reduzir a uma simples comemoração, como festejar o dia da árvore ou do meio ambiente, plantando uma árvore, como um ato simbólico. Então, que tal ampliar essa discussão? Como sugestão para essas datas, o professor poderá:

  • abordar a importância de bairros arborizados para a saúde humana;
  • organizar uma saída de campo a uma unidade de conservação (um parque estadual, por exemplo) e compreender a necessidade de criação de áreas de proteção à biodiversidade;
  • oportunizar o contato com profissionais que desempenham funções importantes nesta área.

Sim, esses são apenas exemplos!

No entanto, essas são atividades que ampliam as experiências dos alunos, desenvolvem habilidades, conscientizam sobre uma problemática ou contextualizam o tema da comemoração a sua própria realidade.

Acesse o Calendário Ecológico-Cultural. Este material apresenta as principais datas comemorativas de eventos ligadas à Ecologia, conservação e cultura.

Aproveite e planeje suas ações!