Material lítico: virote
R$ 143,00
Out of stock
Ficha Técnica
Réplicas de artefatos arqueológicos escala 1:1
Nome: Virote
Período: Neolítico – não datado
Cultura: Populações nômades do sul brasileiro
Procedência: Serra de São Francisco, Votorantim, SP
Tamanho aproximado: 11×4,8 cm
Peso aproximado: 140g
Material original: fibolito
Material da reprodução: pedra-sabão
A imagem apresentada é referência, podendo ocorrer variações de peso e coloração devido ao trabalho artesanal desses produtos.
Crédito da imagem: Pedro Auricchio
Orientações para manuseio e conservação de réplicas
O que são virotes?
Virotes são pontas de projéteis feitas de rochas polidas diversas, ou de outros materiais, como madeira e argila. Eles são utilizados para capturar pássaros e mamíferos e coletar frutos e pinhas por populações indígenas do sul do Brasil. Essas pontas rombudas não são perfurantes, mas ‘’contundentes’’, ou seja, a intenção é não produzir ferimentos externos no animal, com o propósito de utilizar o couro ou as penas ainda intactos, e derrubar frutos nos galhos mais altos das árvores.
Encontradas nos estados de SC, PR, RS e raramente nos estado de SP e MG, são objetos únicos da arqueologia brasileira. Esta réplica representada na loja, teve o seu original encontrado na Serra de São Francisco, Votorantim-SP, na margem direita do rio Sorocaba, originalmente produzida em fibolito, associado as rochas graníticas da região do achado, evidencia a relação de troca intercultural das populações nômades do sul brasileiro. O original encontra-se em coleção particular.
Imagem de referência.
Esta é uma imagem de referência de um virote exposto no Museu IEPÊ.
Fonte: https://www.guiadasartes.com.br/sao-paulo/iepe/museu-de-arqueologia-de-iepe