Dente do Mosassauro: Prognathodon anceps
R$ 42,00
Nome: Prognathodon anceps; Ordem Squamata; Família Mosasauridae
Localização: Ouled Bouali, Khourigba, Marrocos
Período/Idade: Cretáceo Superior/99 a 65 milhões de anos
Tamanho: 10 x 14 cm
Material: tbdplaster
Em estoque
Ficha Técnica
Réplica de fóssil escala 1:1
Nome: Prognathodon anceps; Ordem Squamata; Família Mosasauridae
Localização: Ouled Bouali, Khourigba, Marrocos
Período/Idade: Cretáceo Superior/99 a 65 milhões de anos
Tamanho: 10 x 14 cm
Material: tbdplaster
Réplica de fóssil cuja elaboração reproduz as cores e dimensões baseadas em um fóssil original. Peça de confecção artesanal, sujeita a possíveis variações de cor.
Crédito da Imagem: Juarez Silva
Orientações para manuseio e conservação de réplicas
Um pouco de sua Ecologia
RÉPTEIS MARINHOS QUE DAVAM À LUZ!
O gênero Prognathodon é o mais conhecido dos mosassaurídeos dos sítios fossilíferos de Marrocos. Os mosassaurídeos provavelmente evoluíram de um grupo de lagartos aquáticos extintos, conhecidos como aigialossauros no início do Cretáceo. Durante os últimos 20 milhões de anos do período Cretáceo, com a extinção dos ictiossauros e o declínio dos plesiossauros, os mosassauros tornaram-se os predadores marinhos dominantes. Eles foram extintos como resultado do evento K-T no final do período Cretáceo, aproximadamente 66 milhões de anos atrás. Respiravam ar, eram nadadores poderosos e estavam bem adaptados a viver nos mares interiores quentes e rasos que prevaleciam durante o período Cretáceo Superior. Os Mosassauros estavam tão bem adaptados a esse ambiente que davam à luz, em vez de voltar para a praia para botar ovos, como fazem as tartarugas marinhas.
Referência original
Esta imagem representa um espécime de Prognathodon anceps original. Perceba as cores e textura e compare com a réplica que produzimos. Esse é o nosso compromisso com a qualidade de nossas reproduções.
A Era Mesozoica e o uso de réplicas de fósseis.
A Era Mesozoica, em que o Prognathodon anceps vivia está bem representada por diversas réplicas de fósseis produzidas pela Terra Brasilis Didáticos. Se você, professor ou professora quer discutir aspectos dessa Era, poderá fazer uso de outras réplicas de fósseis, tais como: amonitas, vertebrados voadores e terrestres, dentes, ovos, invertebrados terrestres e plantas terrestres. Elas apoiam no entendimento sobre a biodiversidade desse espaço de tempo geológico em que os oceanos e o ambiente terrestre eram bem diferentes do que conhecemos hoje.
Aprofunde as discussões sobre a Era Mesozoica.
Com réplica de Prognathodon anceps e mais um conjunto de réplicas de fósseis associadas a ela e representativas da Era Mesozoica, é possível discutir temas como:
- diversidade de vertebrados aquáticos
- répteis aquáticos
- dentições e hábitos alimentares
Amplie ainda mais a sua abordagem sobre a Era Mesozoica.
Ainda, se você quiser ampliar as discussões sobre a irradiação dos seres vivos nessa Era, e as novidades evolutivas que proporcionaram o sucesso de grupos de vertebrados, invertebrados e plantas, poderá utilizar outras réplicas como as que representam dentes, ovos, penas e outras estruturas importantes que garantiram a esses seres vivos ocupar ambientes terrestres e aéreos, além dos ambientes aquáticos já muito bem ocupados por uma rica biodiversidade que viveu na Era Paleozoica.
Sua experiência docente tendo como apoio o uso de réplicas, poderá tornar suas aulas inovadoras, onde aspectos como problematização e experimentação estarão à serviço da divulgação da Ciência e compreensão do mundo.
Dicas de uso da réplica de Prognathodon anceps em sala de aula.
Explore o uso desta réplica em suas aulas nos ensinos fundamental e médio, ao abordar temas como evolução, a vida nas eras geológicas, animais marinhos extintos entre outros temas também interessantes.
Componha suas aulas com peças de qualidade de museu e associe-as às habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular!
O que diz a BNCC do Ensino Fundamental II.
O ensino de Ciências da Natureza no ensino fundamental pressupõe que suas aulas representem um processo investigativo a ser pensado como elemento central na formação dos estudantes.
Portanto, nas temáticas Vida e Evolução e Terra e Universo, o uso da réplica de Prognathodon anceps pode ser associada às habilidades como:
- (EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) relacionados à sua vida cotidiana.
- (EF03CI05) Descrever e comunicar as alterações desde o nascimento que ocorrem em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.
- (EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.
O que diz a BNCC do Ensino Médio.
Você sabia que a BNCC pressupõe o desenvolvimento de habilidades por meio de experimentação e que podem ser criadas situações de colaboração a partir do uso de laboratório em situações práticas de experimentação?
Nas temáticas Vida e Evolução e Terra e Universo, o uso da réplica de Prognathodon anceps pode ser associada às habilidades como:
- (EM13CNT201) Analisar e utilizar modelos científicos, propostos em diferentes épocas e culturas para avaliar distintas explicações sobre o surgimento e a evolução da Vida, da Terra e do Universo.
- (EM13CNT202) Interpretar formas de manifestação da vida, considerando seus diferentes níveis de organização (da composição molecular à biosfera), bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, tanto na Terra quanto em outros planetas.
Assim, suas aulas poderão contar com uma incrível composição: sua experiência docente associada ao uso de materiais que seus alunos conheceriam apenas em alguns museus!