0

No products in the cart.

Vamos tornar o ensino de Ciências significativo?

Esse é um convite que fazemos e ao mesmo tempo também é o nosso compromisso!

Por isso, cada item em nossa loja vem acompanhado com orientações sobre como potencializar o seu uso em sala de aula, assim como apresentamos alinhamentos quanto às habilidades previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Como exemplo, imagine adquirir uma réplica de fóssil de Archaeopteryx.

Além de por si só ser uma peça icônica e merecedora de estar em qualquer coleção ou museu, em sala de aula ela se torna um material pedagógico potente. Assim, pode ser considerado um tema transversal que permite contextualizar a Era Mesozoica, compreender as novidades evolutivas como aspectos importantes na diversidade biológica e seleção natural, conhecer aspectos sobre o processo de fossilização e outras abordagens mais específicas como adaptações biológicas para o voo, irradiação de vertebrados voadores, e a relação evolutiva entre répteis e aves.

Essas dicas podem ser encontradas na aba AMPLIE e são customizadas para cada réplica de fóssil ou produto de qualquer categoria da loja.

Além possibilitar interessantes contextualizações, o uso dessa réplica de fóssil pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades. Assim, é possível encontrar na aba INOVE SUAS AULAS, os alinhamentos que cada réplica de fóssil, assim como qualquer item, possui com a BNCC.

No Ensino Fundamental II, pode por exemplo ter como plano de fundo o desenvolvimento das seguintes habilidades:

 

 

  • (EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) relacionados à sua vida cotidiana.
  • (EF03CI05) Descrever e comunicar as alterações desde o nascimento que ocorrem em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.
  • (EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.

E no Ensino Médio

  • (EM13CNT201) Analisar e utilizar modelos científicos, propostos em diferentes épocas e culturas para avaliar distintas explicações sobre o surgimento e a evolução da Vida, da Terra e do Universo.
  • (EM13CNT202) Interpretar formas de manifestação da vida, considerando seus diferentes níveis de organização (da composição molecular à biosfera), bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, tanto na Terra quanto em outros planetas.

Essas são apenas algumas orientações que podem fazer parte do repertório dos professores e ser aprofundado em diferentes etapas do ensino básico e superior. O conhecimento, a experiência e a criatividade de todos os docentes são aspectos fundamentais para ampliar ainda mais a abordagem e uso de cada item em nossa loja.

Gostou das dicas e orientações? Sua interpretação sobre o uso de réplicas de fósseis em sala de aula foi ampliada? Então, que tal iniciar um planejamento de aquisição de peças para suas aulas?