Trilobita: Hollardops mesocristata 1
R$ 600,00 – R$ 747,50
Ficha Técnica
Trilobita: Hollardops mesocristata (Morzadec, 1997)
Ordem Phacopida; Família Phacopideae
Localização: Oufaten – Marrocos
Período/Idade: Devoniano – 416-359 m.a.
Tamanho: 9,0x 6,6×3,5 cm
Peso: 229 g
Material: original
Preparação: sem restauração
Item importado por: Terra Brasilis Didáticos de acordo com a DI 14/1026847-2; Autorização de exportação: 4582 Direction du Developpment Minier du Marrocos
Conheça a legislação que apoia a atividade importadora.
O item pode ser adquirido com ou sem certificado de autenticidade e origem.
O certificado poderá ser solicitado no momento da compra. Veja o modelo configurado como exemplo.
Um pouco de sua História Natural
Hollardops é um gênero de trilobita da ordem Phacopida que viveu durante o Devoniano Médio. Foi descrito por Le Maître em 1952 sob a espécie-tipo Metacanthina mesocristata. O gênero foi reclassificado em 1997 sob o nome atual de Hollardops.
Um membro da Ordem Phacopida, este trilobita compartilha com outros desta Ordem, a presença de olhos esquizocroais. Segundo Clarkson (1986), os olhos esquizocroais são um sistema ótico único não tendo nenhum equivalente atual. De acordo com Moore (1959), o olho esquizocroal é composto por lentes biconvexas, maiores e menos numerosas do que as lentes do olho holocroal. Provavelmente a alta acuidade visual dos olhos esquizocroais foi uma importante vantagem evolutiva para animais predadores.
Fontes:
CLARKSON, E.N.K. 1986. Paleontologia de Invertebrados y su Evolución. Madrid, Paraninfo, 289-336.
MOORE, RG. (ed.). 1959. Treatise on Invertebrafe Paleonfology. Part O, Arthropoda I. NewYork: Geological Society of American and University Kansas, 560 p.
https://www.mindat.org/taxon-4667108.html
Preparação de fósseis: reparação, restauração e remontagem
CUIDADO AO COMPRAR!
É sempre aconselhável adotar cuidados no momento da compra de peças originais.
Nossos fornecedores, parceiros no Marrocos, são fontes confiáveis, mas temos o conhecimento para verificar todos os espécimes e checar individualmente, cada um dos itens.
Embora tenhamos fósseis de reprodução à venda, eles estão numa área separada do site e claramente rotulados como réplicas.
SAIBA O QUE ESTÁ COMPRANDO.
Os fósseis, a partir do momento em que são retirados em seus rochas matrizes, podem passar por vários procedimentos. Portanto é indicado que saibam quais são esses procedimentos e qual deles a peça que está adquirindo foi submetida.
Reparação:
A realidade da coleta de fósseis é que a maioria é retirada do solo em vários pedaços e precisa ser reparada. Com muitos tipos de fósseis, os espécimes que não requerem nenhum reparo são a exceção, e portanto muito raros. Por exemplo, a maioria das trilobitas 3D são encontradas em seção transversal e precisam ser coladas novamente.
Quando feito corretamente, o reparo é quase impossível de identificar a olho nu e só aumenta o valor de uma amostra. É o sinal de que um grande preparador de fósseis foi capaz de montar um espécime espetacular que pode ter saído do chão como um quebra-cabeça.
Restauração:
A restauração é um processo diferente do reparo. Refere-se à reconstrução de parte de um fóssil que estava faltando ou danificado, em vez de apenas colar as peças novamente. Isso pode variar desde restaurar um pequeno fragmento de concha perdida em uma rachadura, consertar uma rachadura, até adicionar espinhos a uma trilobita que estava faltando. Se você for a um museu, quase todos os espécimes que eles terão em exibição foram restaurados. A restauração, quando bem feita, aumenta a natureza estética do fóssil, e permite conhecê-lo tal qual ele era.
Assim como o reparo com alguns tipos de fósseis, a maioria dos espécimes possui algum grau de restauração. O exoesqueleto de grandes trilobitas tende a rachar devido à expansão e contração da rocha e alguns fragmentos podem não ser recuperáveis.
A política da Terra Brasilis Didáticos é informar antecipadamente sobre qualquer restauração que tenha sido feita na descrição do item. Não confiamos apenas no que nos disseram os fornecedores, mas examinamos as amostras para verificar quaisquer áreas de restauração.
Remontagem e composição:
A remontagem e a composição referem-se a pegar uma amostra, por exemplo, uma trilobita e anexá-la a um pedaço de matriz na qual ela não residia originalmente. Às vezes, isso é feito para tornar um fóssil mais visível ou estabilizá-lo. Assim como a restauração, às vezes a remontagem é realizada de forma desonesta para tentar criar um fóssil “perfeito” a partir de pedaços de muitos fósseis diferentes. Assim como a restauração, anotaremos antecipadamente qualquer remontagem ou composição que possa ter ocorrido na descrição do produto.
A Era Paleozoica.
A Era Paleozoica, em que o Hollardps vivia está bem representada por outros itens na loja e também por diversas réplicas de fósseis produzidas pela Terra Brasilis Didáticos. Se você, professor ou professora quer discutir aspectos dessa Era, poderá fazer uso de um mix de réplicas de fósseis, tais como: trilobitas e outros invertebrados, além deste item original. Elas apoiam no entendimento sobre a biodiversidade desse espaço de tempo geológico em que os oceanos e o ambiente terrestre eram bem diferentes do que conhecemos hoje.
Aprofunde as discussões sobre a Era Paleozoica.
Com o Trilobita Hollardops original e mais um conjunto de réplicas de fósseis associadas a ele e representativas da Era Paleozoica, é possível discutir temas como:
- diversidade de invertebrados marinhos
- extinção em massa
- biota do Período Devoniano
- olhos dos trilobitas
Amplie ainda mais a sua abordagem sobre a Era Paleozoica.
Ainda, se você quiser ampliar as discussões sobre a irradiação dos seres vivos nessa Era, e as novidades evolutivas que proporcionaram o sucesso de grupos invertebrados, poderá associar réplicas e outros itens originais podendo explorar e discutir conhecimentos sobre estruturas importantes que garantiram a esses seres vivos ocupar ambientes aquáticos e ao mesmo tempo levantar hipóteses sobre sua extinção.
Sua experiência docente poderá tornar suas aulas inovadoras, onde aspectos como problematização e experimentação estarão à serviço da divulgação da Ciência e compreensão do mundo.
Dicas de uso do trilobita Hollardos em sala de aula.
Explore o uso deste Trilobita em suas aulas nos ensinos fundamental e médio, ao abordar temas como evolução, a vida nas eras geológicas, animais terrestres extintos entre outros temas também interessantes.
Componha suas aulas com peças de qualidade de museu e associe-as às habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular!
O que diz a BNCC do Ensino Fundamental II.
O ensino de Ciências da Natureza no ensino fundamental pressupõe que suas aulas representem um processo investigativo a ser pensado como elemento central na formação dos estudantes.
Portanto, nas temáticas Vida e Evolução e Terra e Universo, o uso deste Trilobita pode ser associado às habilidades como:
- (EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) relacionados à sua vida cotidiana.
- (EF03CI05) Descrever e comunicar as alterações desde o nascimento que ocorrem em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.
- (EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.
O que diz a BNCC do Ensino Médio.
Você sabia que a BNCC pressupõe o desenvolvimento de habilidades por meio de experimentação e que podem ser criadas situações de colaboração a partir do uso de laboratório em situações práticas de experimentação?
Nas temáticas Vida e Evolução e Terra e Universo, o uso do Trilobita pode ser associado às habilidades como:
- (EM13CNT201) Analisar e utilizar modelos científicos, propostos em diferentes épocas e culturas para avaliar distintas explicações sobre o surgimento e a evolução da Vida, da Terra e do Universo.
- (EM13CNT202) Interpretar formas de manifestação da vida, considerando seus diferentes níveis de organização (da composição molecular à biosfera), bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, tanto na Terra quanto em outros planetas.
Assim, suas aulas poderão contar com uma incrível composição: sua experiência docente associada ao uso de materiais que seus alunos conheceriam apenas em alguns museus!