Dicas de uso do Kit Biodiversidade: Moluscos em sala de aula.
Ao utilizar o Kit Biodiversidade: Moluscos, é possível mobilizar várias habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Brasil. A seguir, estão algumas das habilidades que podem ser desenvolvidas ao utilizar esse kit:
Observação e análise: O uso do kit permite aos estudantes observar e analisar as conchas de moluscos. Eles podem examinar as características externas das conchas, como forma, tamanho, textura, padrões e cores, para identificar os diferentes tipos de moluscos representados. Essa habilidade de observação e análise é fundamental para compreender a diversidade e as características das conchas de moluscos.
Identificação e classificação: Ao utilizar o kit, os estudantes têm a oportunidade de identificar e classificar as diferentes conchas de moluscos presentes. Eles podem comparar as características morfológicas das conchas com informações de referência, como guias de identificação ou informações sobre a biodiversidade, para determinar a espécie correspondente a cada concha. Essa habilidade de identificação e classificação está relacionada à área de conhecimento das Ciências da Natureza.
Contextualização ecológica: O estudo das conchas de moluscos no kit permite aos estudantes compreender a importância ecológica desses animais. Eles podem investigar os diferentes habitats e as funções desempenhadas pelas conchas, como proteção, abrigo, regulação térmica e camuflagem. Além disso, podem explorar a relação entre as características das conchas e a vida dos moluscos nos ambientes em que habitam. Essa habilidade de contextualização ecológica promove uma compreensão mais profunda da biodiversidade e dos ecossistemas.
Compreensão da diversidade biológica: Ao analisar as diferentes conchas de moluscos no kit, os estudantes podem compreender a diversidade biológica existente nesse grupo de animais. Eles podem explorar as adaptações morfológicas, as estruturas especializadas e as variações nas conchas para compreender as diferentes espécies de moluscos e suas características distintas. Essa habilidade de compreensão da diversidade biológica está relacionada à área de conhecimento das Ciências da Natureza.
Pesquisa e comunicação científica: O uso do kit de conchas de moluscos incentiva os estudantes a realizar pesquisas sobre as espécies representadas e as características das conchas. Eles podem buscar informações adicionais em fontes confiáveis, investigar a literatura científica e comunicar seus achados de forma clara e organizada, seja por meio de relatórios escritos, apresentações orais ou outros formatos de comunicação científica. Essa habilidade de pesquisa e comunicação científica promove a busca de informações, o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita científica e a valorização da divulgação científica.
Embora o uso específico do Kit Biodiversidade: Conchas de Moluscos não esteja mencionado diretamente na BNCC, as habilidades mencionadas acima estão alinhadas com as competências gerais e específicas propostas no documento. Elas promovem o desenvolvimento de habilidades cognitivas, socioemocionais e científicas, contribuindo para uma educação mais abrangente e significativa.
O que diz a BNCC do Ensino Fundamental II.
O ensino de Ciências da Natureza no ensino fundamental pressupõe que suas aulas representem um processo investigativo a ser pensado como elemento central na formação dos estudantes.
Portanto, nas temáticas Vida e Evolução e Terra e Universo, o uso deste kit pode ser associado às habilidades como:
- (EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.
- (EF08CI07) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.
- (EF09CI11) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.
O que diz a BNCC do Ensino Médio.
Você sabia que a BNCC pressupõe o desenvolvimento de habilidades por meio de experimentação e que podem ser criadas situações de colaboração a partir do uso de laboratório em situações práticas de experimentação no Ensino Médio?
Veja algumas dessas habilidades associadas ao uso do kit:
- (EM13CNT202) Interpretar formas de manifestação da vida, considerando seus diferentes níveis de organização (da composição molecular à biosfera), bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, tanto na Terra quanto em outros planetas
- (EM13CNT203) Avaliar e prever efeitos de intervenções nos ecossistemas, e seus impactos nos seres vivos e no corpo humano, com base nos mecanismos de manutenção da vida, nos ciclos da matéria e nas transformações e transferências de energia, utilizando representações e simulações sobre tais fatores, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).
Assim, suas aulas poderão contar com uma incrível composição: sua experiência docente associada ao uso de materiais exclusivos e especialmente pensados para o desenvolvimento do tema em questão.