Hemicrânio direito de Paranthropus (Australopithecus) boisei
R$ 150,00
Ficha Técnica
Reconstituição de fóssil – Escala 1 : 1
Nome: Hemicrânio direito de Paranthropus boisei (Mary Leakley, 1959)
Ordem Primates; Família Hominidae
Período/Idade: Pleistoceno/1,8 milhões de anos
Procedência: África Oriental
Peso aproximado: 1036 g
Dimensões: 22x16x8 cm
Material: tbdplaster
Réplica cuja produção se baseia nas cores e dimensões de um fóssil original. Sua confecção é artesanal, portanto sujeita a possíveis variações de cor.
Crédito da Imagem: Juarez Silva
Orientações para o manuseio e conservação de réplicas
Um pouco de sua História Natural.
Paranthropus boisei foi um primata pertencente à tribo Hominini descrito como a maior espécie do gênero Paranthropus. Esta espécie viveu onde atualmente é o Leste africano (Quênia, Tanzânia e Malawi) durante o Pleistoceno, entre 2,4 a 1,4 milhões de anos atrás.
O primeiro exemplar desta espécie foi encontrado em 1955, no Norte da Tanzânia. Primeiramente, o exemplar se tornou espécime-tipo da espécie Zinjanthropus boisei, no entanto, anos depois foi realocado para o gênero Parathropus, por haver diversas semelhanças craniais entre o espécime e o restante das espécies do gênero.
O tamanho corporal de P. boisei era em média 1,4 m nos machos, enquanto que as fêmeas eram ligeiramente menores, não passando de 1,2 m. Mesmo com registros fossilíferos incompletos, estudos mostram que a espécie podia ter uma postura similar aos humanos modernos. Quanto ao habitat, provavelmente preferiam locais predominantemente abertos, como campos secos.
Fósseis de P. boisei foram encontrados juntamente com artefatos líticos, o que fez assumir que esta espécie possuía a capacidade de fabricar ferramentas. No entanto, poucos anos depois, foram encontrados no mesmo local fósseis de Homo habilis, o que pôs em dúvida a capacidade dos P. boisei de fabricar tais ferramentas. De mesmo modo, pela falta de registros completos da espécie, especialmente das mãos, é impossível afirmar da sua capacidade em produzir artefatos líticos.
Imagem de fóssil original como referência.
Esta imagem representa o fóssil original de Paranthropus boisei encontrado em Nairobi, África.