Crânio: Tigre-dente-de-sabre – Smilodon californicus
R$ 2.306,00
Available on backorder
Ficha Técnica
Nome: Smilodon californicus
Família: Felidae
Localização: Rancho la Brea, Califórnia, EUA
Período/Idade: Pleistoceno
Tamanho: 25 x 35 cm
Material: resina
Réplica de fóssil cuja produção é baseada nas cores e dimensões de um fóssil original. Peça de confecção artesanal, sujeita a possíveis variações de cor.
Crédito da imagem: Juarez Silva
Orientações para o manuseio e conservação de réplicas
Um pouco sobre sua Biologia.
DENTES GRANDES, PORÉM FRÁGEIS…
Smilodon, popularmente conhecido como Tigre-dentes-de-sabre, é um felino extinto. Apesar do nome, Smilodon não é um antecessor do tigre e nem está diretamente associado. Originário da América do Norte, com o intercâmbio de fauna ocorrido no Pleistoceno, devido à glaciação, passou a acupar também as terras da América do Sul. Extinguiu-se há aproximadamente 10 mil anos, num evento conhecido como grande extinção da mega fauna do Período Pleistoceno.
Era estritamente carnívoro, e os seus dentes caninos superiores podiam medir até vinte centímetros de comprimento. Possuia uma articulação especial da mandíbula que a permitia abrir num ângulo de até 95°. Esta capacidade permitia ao animal, que possuía patas dianteiras extremamente musculosas para imobilizar a presa, morder na garganta da sua vítima que rompia rapidamente os vasos sanguíneos e fechava a traquéia, acelerando a morte e evitando cuidadosamente uma mordida na coluna, o que faria com que os caninos se partissem ao chocarem-se contra ossos.
Por outro lado, os incisivos destes animais encontravam-se projetados para a frente, para permitir-lhes cortar a carne de suas presas já mortas sem lesionar os seus caninos, o que fazia com que estes felinos apresentassem uma face mais comprida do que as espécies modernas do mesmo porte.
Há evidências de que os Smilodon tivessem um comportamento de grupo, semelhante ao dos leões, dado que exemplares fósseis apresentam fraturas consolidadas, evidenciando que possam ter partilhado de presas abatidas por outros exemplares da espécie até se curarem de suas lesões.
A réplica desse crânio é de um Smilodon proveniente dos poços de betume de La Brea, Califórnia, EUA.
Imagem de fóssil original.
Esta imagem representa um espécime de original. Perceba as cores e textura e compare com a réplica que produzimos. Esse é o nosso compromisso com a qualidade de nossas reproduções.