Dicas de uso da Coleção Museu na Escola: Módulo Era Cenozoica em sala de aula.
Ao utilizar a Coleção Museu na Escola com um módulo específico sobre a Era Cenozoica, contendo várias réplicas de fósseis representativos dessa era, é possível mobilizar várias habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Brasil. A seguir, estão algumas das habilidades que podem ser desenvolvidas ao utilizar essa coleção:
Observação e análise: O uso da Coleção Museu na Escola: Módulo Era Cenozoica permite aos estudantes observar e analisar as réplicas de fósseis da Era Cenozoica. Eles podem examinar as característicCompreensão da evolução biológica: O estudo dos fósseis da Era Cenozoica na Coleção Museu na Escola permite aos estudantes compreender a evolução biológica e a diversidade das formas de vida. Eles podem analisar os fósseis em diferentes estágios evolutivos, identificar características comuns e identificar adaptações específicas de cada espécie. Essa habilidade de compreender a evolução biológica está relacionada à área de conhecimento das Ciências da Natureza.
Análise comparativa e interpretação científica: Ao utilizar a Coleção Museu na Escola: Módulo Era Cenozoica, os estudantes podem realizar análises comparativas entre diferentes fósseis e interpretar as informações contidas neles. Eles podem comparar espécies diferentes, identificar semelhanças e diferenças, inferir sobre as características físicas, o comportamento e o papel ecológico dos seres vivos extintos. Essa habilidade de análise comparativa e interpretação científica estimula o pensamento crítico e a capacidade de fazer inferências com base em evidências.
Pesquisa e comunicação científica: Ao utilizar a Coleção Museu na Escola, os estudantes são incentivados a realizar pesquisas sobre os fósseis e suas características. Eles podem buscar informações adicionais em fontes confiáveis, realizar estudos comparativos com a literatura científica e comunicar seus achados de forma clara e organizada, seja por meio de relatórios escritos, apresentações orais ou outros formatos de comunicação científica. Essa habilidade de pesquisa e comunicação científica promove a busca de informações, o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita científica e a valorização da divulgação científica.
Embora o uso específico da Coleção Museu na Escola com um módulo sobre a Era Cenozoica não esteja mencionado diretamente na BNCC, as habilidades mencionadas acima estão alinhadas com as competências gerais e específicas propostas no documento. Elas promovem o desenvolvimento de habilidades cognitivas, socioemocionais e científicas, contribuindo para uma educação mais abrangente e significativa.
O que diz BNCC do Ensino Fundamental II.
O ensino de Ciências da Natureza no ensino fundamental pressupõe que suas aulas representem um processo investigativo a ser pensado como elemento central na formação dos estudantes.
Portanto, nas temáticas Vida e Evolução e Terra e Universo, o uso da Coleção Museu na Escola: Módulo Era Cenozoica pode ser associada às habilidades como:
- (EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) relacionados à sua vida cotidiana.
- (EF03CI05) Descrever e comunicar as alterações desde o nascimento que ocorrem em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.
- (EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.
O que diz a BNCC do Ensino Médio.
Você sabia que a BNCC pressupõe o desenvolvimento de habilidades por meio de experimentação e que podem ser criadas situações de colaboração a partir do uso de laboratório em situações práticas de experimentação?
Nas temáticas Vida e Evolução e Terra e Universo, o uso Coleção Museu na Escola: Módulo Era Cenozoica pode ser associada às habilidades como:
- (EM13CNT201) Analisar e utilizar modelos científicos, propostos em diferentes épocas e culturas para avaliar distintas explicações sobre o surgimento e a evolução da Vida, da Terra e do Universo.
- (EM13CNT202) Interpretar formas de manifestação da vida, considerando seus diferentes níveis de organização (da composição molecular à biosfera), bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, tanto na Terra quanto em outros planetas.
Assim, suas aulas poderão contar com uma incrível composição: sua experiência docente associada ao uso de materiais que seus alunos conheceriam apenas em alguns museus!