Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.
Coleção Museu na Escola: Módulo Era Paleozoica
R$ 1.321,00 O preço original era: R$ 1.321,00.R$ 1.122,00O preço atual é: R$ 1.122,00.
Em estoque (pode ser encomendado)
Ficha Técnica
Nome: Coleção Museu na Escola: Módulo Era Paleozoica
Contém 20 réplicas de fósseis em escala 1:1:
14 Trilobitas de espécies diferentes
02 Crinoides de espécies diferentes
01 Euripterídeo
01 Icnofóssil
01 Placodermo
01 Gastrópode
Réplicas de fósseis cuja produção das cores e dimensões são baseadas em um fósseis originais. Peças de confecção artesanal, sujeitas a possíveis variações de cor.
Vantagem: a compra do Módulo Era Paleozoica representa uma economia de 15% se comparada à aquisição de seus itens separadamente.
Saiba mais sobre as espécies do Módulo Era Paleozoica
A coleção possui exemplares de réplicas de fósseis que representam a maioria dos períodos da Era Paleozoica, que está bem representada pelos trilobitas, artrópodes que surgiram e desapareceram nesse período entre 541 a 299 milhões de anos.
A Era Paleozoica e o uso de réplicas de fósseis.
A Era Paleozoica está bem representada por diversas réplicas de fósseis produzidas pela Terra Brasilis Didáticos. Se você, professor ou professora, deseja discutir aspectos dessa Era, poderá fazer uso das réplicas contidas nessa coleção que demonstram a diversidade de formas, tamanhos e adaptações alimentares de várias espécies extintas que viveram nesse intervalo de tempo geológico.
Com isso, poderá contar também espécies de trilobitas, equinodermatas, braquiópodes, moluscos, euripterídeo e vertebrados como o placodermo que possibilitam ampliar o entendimento sobre a biodiversidade dos seres vivos neste espaço de tempo geológico em que os oceanos e o ambiente terrestre eram bem diferentes do que conhecemos hoje.
Aprofunde as discussões sobre a Era Paleozoica.
Com a Coleção Museu na Escola: Módulo Era Paleozoica é possível discutir temas como:
- fósseis guias
- diversidade de invertebrados marinhos
- primeiros vertebrados
- diversidade de trilobitas
- novidades evolutivas
- invertebrados marinhos extintos e grupos ainda viventes
- extinções em massa no Período Permiano
Amplie ainda mais a sua abordagem sobre a Era Paleozoica.
Ainda, se você quiser ampliar as discussões sobre a irradiação dos seres vivos nessa Era, e as novidades evolutivas que proporcionaram o sucesso de grupos de invertebrados e o surgimento dos primeiros vertebrados, assim como a ascensão da vida em ambiente terrestre, você poderá utilizar outras réplicas como as que estão organizadas em kits temáticos para que haja uma melhor compreensão sobre era e o período de transição com a Era Mesozoica.
Sua experiência docente, tendo como apoio o uso de réplicas, poderá tornar suas aulas inovadoras, onde aspectos como problematização e experimentação estarão à serviço da divulgação da Ciência e compreensão do mundo
Inove suas aulas!
Ao utilizar uma Coleção Museu na Escola com um módulo específico sobre a Era Paleozoica, contendo várias réplicas de fósseis representativos dessa era, é possível mobilizar várias habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Brasil. A seguir, estão algumas das habilidades que podem ser desenvolvidas ao utilizar essa coleção:
Observação e análise: O uso da Coleção Museu na Escola permite aos estudantes observar e analisar as réplicas de fósseis da Era Paleozoica. Eles podem examinar as características dos fósseis, como forma, tamanho, estrutura, textura e outros detalhes. Essa habilidade de observação e análise é fundamental para compreender as características e a diversidade dos seres vivos que habitaram a Terra durante essa era.
Contextualização histórica e geológica: Ao explorar a Coleção Museu na Escola, os estudantes podem compreender o contexto histórico e geológico da Era Paleozoica. Eles podem investigar os ambientes, as mudanças climáticas, as extinções em massa e as formas de vida características desse período, como os trilobitas. Essa habilidade de contextualização histórica e geológica promove uma compreensão mais profunda da história da Terra e das transformações ocorridas ao longo do tempo.
Compreensão da evolução biológica: O estudo dos fósseis da Era Paleozoica na Coleção Museu na Escola permite aos estudantes compreender a evolução biológica e a diversidade das formas de vida. Eles podem analisar os fósseis em diferentes estágios evolutivos, identificar características comuns e identificar adaptações específicas de cada espécie. Essa habilidade de compreender a evolução biológica está relacionada à área de conhecimento das Ciências da Natureza.
Análise comparativa e interpretação científica: Ao utilizar a Coleção Museu na Escola, os estudantes podem realizar análises comparativas entre diferentes fósseis e interpretar as informações contidas neles. Eles podem comparar espécies diferentes, identificar semelhanças e diferenças, inferir sobre as características físicas, o comportamento e o papel ecológico dos seres vivos extintos. Essa habilidade de análise comparativa e interpretação científica estimula o pensamento crítico e a capacidade de fazer inferências com base em evidências.
Pesquisa e comunicação científica: Ao utilizar a Coleção Museu na Escola, os estudantes são incentivados a realizar pesquisas sobre os fósseis e suas características. Eles podem buscar informações adicionais em fontes confiáveis, realizar estudos comparativos com a literatura científica e comunicar seus achados de forma clara e organizada, seja por meio de relatórios escritos, apresentações orais ou outros formatos de comunicação científica. Essa habilidade de pesquisa e comunicação científica promove a busca de informações, o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita científica e a valorização da divulgação científica.
Embora o uso específico da Coleção Museu na Escola com um módulo sobre a Era Paleozoica não esteja mencionado diretamente na BNCC, as habilidades mencionadas acima estão alinhadas com as competências gerais e específicas propostas no documento. Elas promovem o desenvolvimento de habilidades cognitivas, socioemocionais e científicas, contribuindo para uma educação mais abrangente e significativa.
O que diz BNCC do Ensino Fundamental II.
O ensino de Ciências da Natureza no ensino fundamental pressupõe que suas aulas representem um processo investigativo a ser pensado como elemento central na formação dos estudantes.
Portanto, nas temáticas Vida e Evolução e Terra e Universo, o uso da Coleção Museu na Escola: Módulo Era Cenozoica pode ser associada às habilidades como:
- (EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) relacionados à sua vida cotidiana.
- (EF03CI05) Descrever e comunicar as alterações desde o nascimento que ocorrem em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.
- (EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.
O que diz a BNCC do Ensino Médio.
Você sabia que a BNCC pressupõe o desenvolvimento de habilidades por meio de experimentação e que podem ser criadas situações de colaboração a partir do uso de laboratório em situações práticas de experimentação?
Nas temáticas Vida e Evolução e Terra e Universo, o uso Coleção Museu na Escola: Módulo Era Cenozoica pode ser associada às habilidades como:
- (EM13CNT201) Analisar e utilizar modelos científicos, propostos em diferentes épocas e culturas para avaliar distintas explicações sobre o surgimento e a evolução da Vida, da Terra e do Universo.
- (EM13CNT202) Interpretar formas de manifestação da vida, considerando seus diferentes níveis de organização (da composição molecular à biosfera), bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, tanto na Terra quanto em outros planetas.
Assim, suas aulas poderão contar com uma incrível composição: sua experiência docente associada ao uso de materiais que seus alunos conheceriam apenas em alguns museus!
Avaliações
Não há avaliações ainda.