Kit de Invertebrados Fósseis de Marrocos
R$ 310,00
Ficha Técnica
Nome: Kit de Invertebrados Fósseis de Marrocos
Composição: 1 lupa, 12 exemplares de fósseis originais (carapaça de ouriço, concha de bivalve, concha de gastrópode, coral tabular, coral solitário, coral “horn”, braquiópode, goniatites, amonita, ortoceras, talo de crinóide, trilobita) organizados em caixa plástica com divisórias.
Procedência: Marrocos
Itens importados por: Terra Brasilis Didáticos de acordo com a DI 14/1026847-2; Autorização de exportação: 4582 Direction du Developpment Minier du Marrocos
Tamanho da caixa: 28 x 17 x 4 cm
Peso aproximado: 500 g
O Kit contém QRcode que dá acesso a material com informações complementares para cada fóssil presente no kit.
Imagens de referência
Fósseis de invertebrados marinhos encontrados no deserto.
O deserto do Saara, há milhões de anos, era o fundo do oceano localizado no Polo Sul do supercontinente de Gondwana. Neste oceano vivia uma biodiversidade rica em invertebrados como bivalves, gastrópodes, crinoides, ouriços, braquiópodes e corais. Também viviam nesse mar outros invertebrados como os amonitas, trilobitas e ortoceras, pertencentes a grupos extintos há centenas de milhões de anos. Muitas dessas espécies podem ser conhecidas por meio de seus fósseis encontrados em afloramentos no deserto, representados nos períodos Cambriano, Ordoviciano, Siluriano e Devoniano, na Era Paleozoica e nos períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo, da Era Mesozoica.
Aprofunde as discussões sobre a formação e irradiação dos invertebrados fósseis marinhos.
Com o kit de invertebrados fósseis de Marrocos e mais um conjunto de réplicas de fósseis associadas a ele, é possível discutir temas como:
- diversidade de invertebrados aquáticos
- o supercontinente Gondwana
- ecologia das espécies
- hábitos alimentares
- formação de desertos
- grupos extintos e grupos viventes
Amplie ainda mais a sua abordagem sobre a Era Mesozoica.
Ainda, se você quiser ampliar as discussões sobre a irradiação dos seres vivos nas Eras representadas no kit, e as novidades evolutivas que proporcionaram o sucesso de grupos de invertebrados, poderá utilizar réplicas de invertebrados fósseis complementando assim, o seu acervo.
Sua experiência docente tendo como apoio o uso de todo essa material, poderá tornar suas aulas inovadoras, onde aspectos como problematização e experimentação estarão à serviço da divulgação da Ciência e compreensão do mundo.
Dicas de uso do Kit de Invertebrados Fósseis de Marrocos em sala de aula.
Ao utilizar um kit de invertebrados fósseis de Marrocos, é possível mobilizar várias habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Brasil. A seguir, estão algumas das habilidades que podem ser desenvolvidas ao utilizar esse kit:
Observação e análise: O uso do kit de invertebrados fósseis de Marrocos permite aos estudantes observar e analisar os fósseis. Eles podem examinar as características dos invertebrados fósseis, como conchas e outras estruturas preservadas. Essa habilidade de observação e análise é fundamental para compreender a morfologia, a diversidade e a adaptação dos invertebrados extintos.
Classificação e identificação: Ao utilizar o kit, os estudantes têm a oportunidade de classificar e identificar os invertebrados fósseis encontrados. Eles podem comparar os fósseis com informações de referência, utilizar chaves taxonômicas e identificar características distintas para determinar a classificação taxonômica dos invertebrados fósseis. Essa habilidade de classificação e identificação está relacionada à área de conhecimento das Ciências da Natureza.
Contextualização histórica e geológica: O estudo dos invertebrados fósseis de Marrocos permite aos estudantes compreender o contexto histórico e geológico em que esses fósseis foram formados. Eles podem investigar a idade geológica dos fósseis, os ambientes em que os invertebrados viveram e as mudanças ocorridas ao longo do tempo. Essa habilidade de contextualização histórica e geológica promove uma compreensão mais profunda da história da Terra e das transformações ocorridas.
Interpretação e reconstrução paleoambiental: Ao analisar os invertebrados fósseis, os estudantes podem inferir informações sobre os ambientes paleoecológicos em que esses animais viveram. Eles podem examinar as adaptações morfológicas e as interações ecológicas dos invertebrados para reconstruir o ambiente em que eles habitavam. Essa habilidade de interpretação e reconstrução paleoambiental estimula o pensamento crítico e a capacidade de inferir informações a partir de evidências.
Pesquisa e comunicação científica: O uso do kit de invertebrados fósseis de Marrocos incentiva os estudantes a realizar pesquisas sobre os invertebrados fósseis e suas características. Eles podem buscar informações adicionais em fontes confiáveis, investigar a literatura científica e comunicar seus achados de forma clara e organizada, seja por meio de relatórios escritos, apresentações orais ou outros formatos de comunicação científica. Essa habilidade de pesquisa e comunicação científica promove a busca de informações, o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita científica e a valorização da divulgação científica.
Embora o uso específico do kit de invertebrados fósseis de Marrocos não esteja mencionado diretamente na BNCC, as habilidades mencionadas acima estão alinhadas com as competências gerais e específicas propostas no documento. Elas promovem o desenvolvimento de habilidades cognitivas, socioemocionais e científicas, contribuindo para uma educação mais abrangente e significativa.
O que diz a BNCC do Ensino Fundamental II.
O ensino de Ciências da Natureza no ensino fundamental pressupõe que suas aulas representem um processo investigativo a ser pensado como elemento central na formação dos estudantes.
Portanto, nas temáticas Vida e Evolução e Terra e Universo, o uso da réplica do KIt de Invertebrados Fósseis de Marrocos pode ser associado às habilidades como:
- (EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) relacionados à sua vida cotidiana.
- (EF03CI05) Descrever e comunicar as alterações desde o nascimento que ocorrem em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.
- (EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.
O que diz a BNCC do Ensino Médio.
Você sabia que a BNCC pressupõe o desenvolvimento de habilidades por meio de experimentação e que podem ser criadas situações de colaboração a partir do uso de laboratório em situações práticas?
Nas temáticas Vida e Evolução e Terra e Universo, o uso da réplica do Kit de Invertebrados Fósseis de Marrocos pode ser associado às habilidades como:
- (EM13CNT201) Analisar e utilizar modelos científicos, propostos em diferentes épocas e culturas para avaliar distintas explicações sobre o surgimento e a evolução da Vida, da Terra e do Universo.
- (EM13CNT202) Interpretar formas de manifestação da vida, considerando seus diferentes níveis de organização (da composição molecular à biosfera), bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, tanto na Terra quanto em outros planetas.
Assim, suas aulas poderão contar com uma incrível composição: sua experiência docente associada ao uso de materiais que seus alunos conheceriam apenas em alguns museus!