Dicas de uso do Kit Pontas de Flechas em sala de aula!
Ao utilizar um Kit de Pontas de Flechas com diferentes matérias-primas, como sílex, obsidiana, quartzo hialino, quartzo rosa e ametista, é possível mobilizar várias habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Brasil. A seguir, estão algumas das habilidades que podem ser desenvolvidas ao utilizar esse tipo de kit:
Observação e análise: O uso do Kit de Pontas de Flechas permite aos estudantes observar e analisar as características das diferentes matérias-primas. Eles podem examinar as cores, texturas, transparência e outras propriedades visuais e táteis de cada material. Essa habilidade de observação e análise é fundamental para identificar e distinguir as características das diferentes matérias-primas utilizadas na confecção das pontas de flechas.
Identificação e classificação: Ao utilizar o kit, os estudantes têm a oportunidade de identificar e classificar as diferentes matérias-primas, como sílex, obsidiana, quartzo hialino, quartzo rosa e ametista. Eles podem comparar as propriedades físicas e químicas de cada material, como dureza, brilho, clivagem e composição mineral. Essa habilidade de identificação e classificação é importante para o estudo dos minerais e a compreensão das suas características distintas.
Contextualização histórica e cultural: O estudo das pontas de flechas feitas com diferentes matérias-primas remete a contextos históricos e culturais específicos. Os estudantes podem explorar como as sociedades antigas selecionavam e utilizavam esses materiais na confecção das pontas de flechas. Eles podem investigar as técnicas de lapidação e o papel dessas armas na caça ou em batalhas. Essa habilidade de contextualização histórica e cultural promove uma compreensão mais ampla das práticas humanas ao longo do tempo.
Compreensão das propriedades dos minerais: O uso do Kit de Pontas de Flechas com diferentes matérias-primas permite aos estudantes compreender as propriedades dos minerais. Eles podem explorar como a composição mineral e as propriedades físicas influenciam a escolha de determinado material para a confecção das pontas de flechas. Essa habilidade de compreender as propriedades dos minerais está relacionada à área de conhecimento das Ciências da Natureza.
Pensamento crítico e resolução de problemas: Ao utilizar o kit, os estudantes podem enfrentar desafios e problemas relacionados à seleção e utilização das diferentes matérias-primas. Eles podem refletir sobre as características de cada material e a adequação deles para a confecção das pontas de flechas. Essa habilidade de pensamento crítico e resolução de problemas estimula o raciocínio lógico e a tomada de decisões embasadas em evidências.
Embora o uso específico do Kit de Pontas de Flechas com diferentes matérias-primas não esteja mencionado diretamente na BNCC, as habilidades mencionadas acima estão alinhadas com as competências gerais e específicas propostas no documento. Elas promovem o desenvolvimento de habilidades cognitivas, socioemocionais e culturais, contribuindo para uma educação mais abrangente e significativa.
Uso de TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) para o tema.
Se optar propor para os estudantes uma atividade sobre produção um instrumento de pedra lascada, você poderá indicar um vídeo que amplia essa discussão ou apenas solicitar que façam um relatório que descreva as etapas de produção da peça.
Para enriquecer ainda mais essa atividade, poderá também acessar a seção Geologia e adquirir separadamente minerais como obsidiana e sílex para que os estudantes produzam ferramentas a partir delas. Mas, atenção, a indicação dessa atividade sugere bom senso quanto à faixa etária dos estudantes, pois estarão manuseando objetos com potencial corte.