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Kit Composto por: 5 amostras de reconstituições de pontas de flechas de aproximadamente 3,0x 1,5×1,1 cm.
Material: sílex, obsidiana, quartzo rosa, quartzo ametista e quartzo hialino.
O Kit Pontas de Flechas: diferentes matérias-primas, tem a função de apresentar 5 tipos diferentes de rocha e minerais, utilizados para a produção desse instrumento lítico no período paleolítico e por diferentes culturas.
Atenção: objeto perfurocortante.
A imagem apresentada é referência, pois podem ocorrer variações de peso, tamanho e coloração conforme disponibilidade no estoque.
Instrumentos de Pedra Lascada e o contexto Cultural.
O período paleolítico (2,5 milhões de anos a 10.000 anos), também conhecido como período da Pedra Lascada, é um período histórico em que o homem era caçador-coletor e a produção de ferramentas a partir de rochas e outros minerais, embora revolucionária, acontecia de forma rudimentar. As primeiras ferramentas deste período foram produzidas pelos Homo habilis (foto ao lado). No entanto, estudos mais recentes, indicam que o uso de ferramentas de pedra para propósitos múltiplos pode ter acontecido por outros grupos de hominídeos, por volta de 3,3 milhões de anos atrás.
O Período Paleolítico e o uso do Kit de Pontas de Flechas.
Utilize o Kit para ampliar a discussão sobre o Período Paleolítico com os estudantes, propondo uma pesquisa sobre o tema ou para promover um debate numa roda de conversa.
Algumas ideias sugeridas para debate:
o impacto dos caçadores-coletores na natureza;
técnicas de produção de instrumentos de pedra lascada;
modo de vida nômade;
os primeiros hominídeos a produzirem ferramentas líticas;
diferentes matérias-primas na produção de instrumentos de pedra lascada.
Entendendo a produção de ferramentas (pedra lascada) no Período Paleolítico.
Neste período, foram desenvolvidas técnicas como a “descamação” (flaking, em inglês) que consistia bater duas pedras uma contra a outra, de modo que, eventualmente, pedras menores, com arestas cortantes, fossem obtidas. E uma das melhores rochas para fazê-lo é um tipo de rocha cristalina chamada sílex e a obsidiana, um mineral vítreo negro de origem vulcânica, excelente para fazer facas extremamente afiadas.
Amplie essa discussão com os estudantes, propondo uma pesquisa sobre o tema e para que possam reconhecer nas peças contidas no kit, características específicas desse tipo de produção.
Algumas problematizações sugeridas:
como essas peças foram produzidas para que se tornassem pontiagudas e cortantes?
qualquer tipo de material utilizado poderia causar o mesmo efeito?
qual o uso final, essas peças sugerem?
será que resíduos de sua produção, como lascas, eram descartados? Que uso poderiam ser feito desses resíduos?
Amplie ainda a sua abordagem sobre a Idade da Pedra.
Utilize as réplicas de artefatos arqueológicos, como pontas de flecha, raspador e brunidor, machados e lâminas de pedra polida, e outros itens da categoria e que são produzidos pela Terra Brasilis Didáticos, organizando um material pedagógico mais representativo para discutir:
os diferentes períodos da ascensão humana na Terra;
uso de recursos naturais para produção de ferramentas;
a transição entre o nomadismo e o sedentarismo nos grupos humanos e seu impacto na natureza;
produção de resíduos;
a transição entre o Período Paleolítico e Neolítico.
Dicas de uso do Kit Pontas de Flechas em sala de aula!
Ao utilizar um Kit de Pontas de Flechas com diferentes matérias-primas, como sílex, obsidiana, quartzo hialino, quartzo rosa e ametista, é possível mobilizar várias habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Brasil. A seguir, estão algumas das habilidades que podem ser desenvolvidas ao utilizar esse tipo de kit:
Observação e análise: O uso do Kit de Pontas de Flechas permite aos estudantes observar e analisar as características das diferentes matérias-primas. Eles podem examinar as cores, texturas, transparência e outras propriedades visuais e táteis de cada material. Essa habilidade de observação e análise é fundamental para identificar e distinguir as características das diferentes matérias-primas utilizadas na confecção das pontas de flechas.
Identificação e classificação: Ao utilizar o kit, os estudantes têm a oportunidade de identificar e classificar as diferentes matérias-primas, como sílex, obsidiana, quartzo hialino, quartzo rosa e ametista. Eles podem comparar as propriedades físicas e químicas de cada material, como dureza, brilho, clivagem e composição mineral. Essa habilidade de identificação e classificação é importante para o estudo dos minerais e a compreensão das suas características distintas.
Contextualização histórica e cultural: O estudo das pontas de flechas feitas com diferentes matérias-primas remete a contextos históricos e culturais específicos. Os estudantes podem explorar como as sociedades antigas selecionavam e utilizavam esses materiais na confecção das pontas de flechas. Eles podem investigar as técnicas de lapidação e o papel dessas armas na caça ou em batalhas. Essa habilidade de contextualização histórica e cultural promove uma compreensão mais ampla das práticas humanas ao longo do tempo.
Compreensão das propriedades dos minerais: O uso do Kit de Pontas de Flechas com diferentes matérias-primas permite aos estudantes compreender as propriedades dos minerais. Eles podem explorar como a composição mineral e as propriedades físicas influenciam a escolha de determinado material para a confecção das pontas de flechas. Essa habilidade de compreender as propriedades dos minerais está relacionada à área de conhecimento das Ciências da Natureza.
Pensamento crítico e resolução de problemas: Ao utilizar o kit, os estudantes podem enfrentar desafios e problemas relacionados à seleção e utilização das diferentes matérias-primas. Eles podem refletir sobre as características de cada material e a adequação deles para a confecção das pontas de flechas. Essa habilidade de pensamento crítico e resolução de problemas estimula o raciocínio lógico e a tomada de decisões embasadas em evidências.
Embora o uso específico do Kit de Pontas de Flechas com diferentes matérias-primas não esteja mencionado diretamente na BNCC, as habilidades mencionadas acima estão alinhadas com as competências gerais e específicas propostas no documento. Elas promovem o desenvolvimento de habilidades cognitivas, socioemocionais e culturais, contribuindo para uma educação mais abrangente e significativa.
O que diz a BNCC dos Ensinos Fundamental e Médio?
Na Unidade Temática da disciplina de História, tempo, espaço e formas de registros podem ser trabalhadas as seguintes habilidades ao utilizar o Kit Pontas de Flechas:
(EF06HI01) Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).
(EF06HI02) Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.
(EF06HI03) Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.
(EF06HI05) Descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas.
(EM13CHS104) Analisar objetos da cultura material e imaterial como suporte de conhecimentos, valores, crenças e práticas que singularizam diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.
Uso de TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) para o tema.
Se optar propor para os estudantes uma atividade sobre produção um instrumento de pedra lascada, você poderá indicar um vídeo que amplia essa discussão ou apenas solicitar que façam um relatório que descreva as etapas de produção da peça.
Para enriquecer ainda mais essa atividade, poderá também acessar a seção Geologia e adquirir separadamente minerais como obsidiana e sílex para que os estudantes produzam ferramentas a partir delas. Mas, atenção, a indicação dessa atividade sugere bom senso quanto à faixa etária dos estudantes, pois estarão manuseando objetos com potencial corte.