Instrumentos de Pedra Lascada e o contexto Cultural.
O período paleolítico (2,5 milhões de anos a 10.000 anos), também conhecido como período da Pedra Lascada, é um período histórico em que o homem era caçador-coletor e a produção de ferramentas a partir de rochas e outros minerais, embora revolucionária, acontecia de forma rudimentar. As primeiras ferramentas deste período foram produzidas pelos Homo habilis (imagem ao lado). No entanto, estudos mais recentes, indicam que o uso de ferramentas de pedra para propósitos múltiplos pode ter acontecido por outros grupos de hominídeos, por volta de 3,3 milhões de anos atrás.
Imagem de referência sobre ferramentas líticas do Período Paleolítico.
Esta imagem é uma representação genérica de algumas ferramentas produzidas no Período Paleolítico.
O Período Paleolítico e da réplica de ponta de flecha.
Utilize esta réplica de ponta de flecha para ampliar a discussão sobre o Período Paleolítico com os estudantes, propondo uma pesquisa sobre o tema ou para promover um debate numa roda de conversa.
Algumas ideias sugeridas para debate:
o impacto dos caçadores-coletores na natureza;
técnicas de produção de instrumentos de pedra lascada;
modo de vida nômade;
os primeiros hominídeos a produzirem ferramentas líticas;
matéria-prima na produção de instrumentos de pedra lascada.
Entendendo a produção de ferramentas (pedra lascada) no Período Paleolítico.
Neste período, foram desenvolvidas técnicas como a “descamação” (flaking, em inglês) que consistia bater duas pedras uma contra a outra, de modo que, eventualmente, pedras menores, com arestas cortantes, fossem obtidas. E uma das melhores rochas para fazê-lo é um tipo de rocha cristalina chamada sílex e a obsidiana, um mineral vítreo negro de origem vulcânica, excelente para fazer facas extremamente afiadas.
Amplie essa discussão com os estudantes, propondo uma pesquisa sobre o tema e para que possam reconhecer na réplica de ponta de flecha, características específicas desse tipo de produção.
Algumas problematizações sugeridas:
como essas peças foram produzidas para que se tornassem pontiagudas e cortantes?
qualquer tipo de material utilizado poderia causar o mesmo efeito?
qual o uso final, essas peças sugerem?
será que resíduos de sua produção, como lascas, eram descartados? Que uso poderiam ser feito desses resíduos?
Amplie ainda mais a sua abordagem sobre a Idade da Pedra.
Utilize as réplicas de artefatos arqueológicos, como pontas de flecha, raspador e brunidor, machados e lâminas de pedra polida, e outros itens da categoria e que são produzidos pela Terra Brasilis Didáticos, organizando um material pedagógico mais representativo para discutir:
os diferentes períodos da ascensão humana na Terra;
uso de recursos naturais para produção de ferramentas;
a transição entre o nomadismo e o sedentarismo nos grupos humanos e seu impacto na natureza;
produção de resíduos;
a transição entre o Período Paleolítico e Neolítico.
Dicas de uso da réplica de ponta de flecha em sala de aula!
É necessário superar as aulas centradas apenas na transmissão oral e desenvolver atividades de aprendizagem que vão além da memorização e devolução de respostas consideradas certas ou padronizadas. O professor é desafiado a utilizar metodologias ativas como problematização, para que os estudantes possam levantar hipóteses, propor resoluções de problemas e generalizar.
Isso significa que as aulas devam ser planejadas e estruturadas, para garantir o engajamento dos jovens em atividades que permitam a eles perceber os sentidos atribuídos ao passado, e de forma que eles possam construir novos sentidos por meio da leitura, da pesquisa e da interpretação.
Portanto, utilizar a réplica de ponta de flecha, pode auxiliar a compreensão desse passado e permitir que os estudantes possam criar situações de aprendizado com a mediação do professor.
Componha suas aulas com peças de qualidade de museu e associe-as às habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular!
O que diz a BNCC dos Ensinos Fundamental e Médio?
Na Unidade Temática da disciplina de História, tempo, espaço e formas de registros podem ser trabalhadas as seguintes habilidades ao utilizar a réplica de ponta de flecha:
(EF06HI01) Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).
(EF06HI02) Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.
(EF06HI03) Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.
(EF06HI05) Descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas.
(EM13CHS104) Analisar objetos da cultura material e imaterial como suporte de conhecimentos, valores, crenças e práticas que singularizam diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.
Uso de TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) para o tema.
Se optar propor para os estudantes uma atividade sobre produção um instrumento de pedra lascada, você poderá indicar um vídeo que amplia essa discussão ou apenas solicitar que façam um relatório que descreva as etapas de produção da peça.
Para enriquecer ainda mais essa atividade, poderá também acessar a seção Geologia e adquirir separadamente minerais como obsidiana e sílex para que os estudantes produzam ferramentas a partir delas. Mas, atenção, a indicação dessa atividade sugere bom senso quanto à faixa etária dos estudantes, pois estarão manuseando objetos com potencial corte.