Vértebra de tubarão: Otodus obliquus
R$ 199,00 – R$ 249,00
Ficha Técnica
Vértebra de Tubarão: Otodus obliquus (Agassiz 1843)
Ordem Lamniformes; Família Lamnidae
Localização: Oued Zem, Khouribga – Marrocos
Período/Idade: Cretáceo Superior
Tamanho aproximado: 6,3×3,7 cm
Peso aproximado: 133,2g
Material: original
Preparação: sem restauração
Item importado por: Terra Brasilis Didáticos de acordo com a DI 22/1929643-0 de 03.10.2022; Autorização de exportação: 60/10103 Administration Des Douanes et Impots Indirects – Royaume du Maroc expedida em 29.o8.2022.
Conheça a legislação que apoia a atividade importadora.
O certificado poderá ser solicitado no momento da compra. Veja o modelo configurado como exemplo.
Preparação de fósseis: reparação, restauração e remontagem
CUIDADO AO COMPRAR!
É sempre aconselhável adotar cuidados no momento da compra de peças originais.
Nossos fornecedores, parceiros no Marrocos, são fontes confiáveis, mas temos o conhecimento para verificar todos os espécimes e checar individualmente, cada um dos itens.
Embora tenhamos fósseis de reprodução à venda, eles estão numa área separada do site e claramente rotulados como réplicas.
SAIBA O QUE ESTÁ COMPRANDO.
Os fósseis, a partir do momento em que são retirados em seus rochas matrizes, podem passar por vários procedimentos. Portanto é indicado que saibam quais são esses procedimentos e qual deles a peça que está adquirindo foi submetida.
Reparação:
A realidade da coleta de fósseis é que a maioria é retirada do solo em vários pedaços e precisa ser reparada. Com muitos tipos de fósseis, os espécimes que não requerem nenhum reparo são a exceção, e portanto muito raros. Por exemplo, a maioria das trilobitas 3D são encontradas em seção transversal e precisam ser coladas novamente.
Quando feito corretamente, o reparo é quase impossível de identificar a olho nu e só aumenta o valor de uma amostra. É o sinal de que um grande preparador de fósseis foi capaz de montar um espécime espetacular que pode ter saído do chão como um quebra-cabeça.
Restauração:
A restauração é um processo diferente do reparo. Refere-se à reconstrução de parte de um fóssil que estava faltando ou danificado, em vez de apenas colar as peças novamente. Isso pode variar desde restaurar um pequeno fragmento de concha perdida em uma rachadura, consertar uma rachadura, até adicionar espinhos a uma trilobita que estava faltando. Se você for a um museu, quase todos os espécimes que eles terão em exibição foram restaurados. A restauração, quando bem feita, aumenta a natureza estética do fóssil, e permite conhecê-lo tal qual ele era.
Assim como o reparo com alguns tipos de fósseis, a maioria dos espécimes possui algum grau de restauração. O exoesqueleto de grandes trilobitas tende a rachar devido à expansão e contração da rocha e alguns fragmentos podem não ser recuperáveis.
A política da Terra Brasilis Didáticos é informar antecipadamente sobre qualquer restauração que tenha sido feita na descrição do item. Não confiamos apenas no que nos disseram os fornecedores, mas examinamos as amostras para verificar quaisquer áreas de restauração.
Remontagem e composição:
A remontagem e a composição referem-se a pegar uma amostra, por exemplo, uma trilobita e anexá-la a um pedaço de matriz na qual ela não residia originalmente. Às vezes, isso é feito para tornar um fóssil mais visível ou estabilizá-lo. Assim como a restauração, às vezes a remontagem é realizada de forma desonesta para tentar criar um fóssil “perfeito” a partir de pedaços de muitos fósseis diferentes. Assim como a restauração, anotaremos antecipadamente qualquer remontagem ou composição que possa ter ocorrido na descrição do produto.
Dicas de uso da vértebra de Otodus obliquus em sala de aula.
Explore o uso deste fóssil em suas aulas nos ensinos fundamental e médio, ao abordar temas como evolução, a vida nas eras geológicas, animais marinhos extintos entre outros temas também interessantes.
Componha suas aulas com peças de qualidade de museu e associe-as às habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular!
O que diz a BNCC do Ensino Fundamental II.
O ensino de Ciências da Natureza no ensino fundamental pressupõe que suas aulas representem um processo investigativo a ser pensado como elemento central na formação dos estudantes.
Portanto, nas temáticas Vida e Evolução e Terra e Universo, o uso deste fóssil pode ser associado às habilidades como:
- (EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) relacionados à sua vida cotidiana.
- (EF03CI05) Descrever e comunicar as alterações desde o nascimento que ocorrem em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.
- (EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.
O que diz a BNCC do Ensino Médio.
Você sabia que a BNCC pressupõe o desenvolvimento de habilidades por meio de experimentação e que podem ser criadas situações de colaboração a partir do uso de laboratório em situações práticas de experimentação?
Nas temáticas Vida e Evolução e Terra e Universo, o uso deste fóssil pode ser associado às habilidades como:
- (EM13CNT201) Analisar e utilizar modelos científicos, propostos em diferentes épocas e culturas para avaliar distintas explicações sobre o surgimento e a evolução da Vida, da Terra e do Universo.
- (EM13CNT202) Interpretar formas de manifestação da vida, considerando seus diferentes níveis de organização (da composição molecular à biosfera), bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, tanto na Terra quanto em outros planetas.
Assim, suas aulas poderão contar com uma incrível composição: sua experiência docente associada ao uso de materiais que seus alunos conheceriam apenas em alguns museus!
Complemente ou inicie uma coleção.
Se você é colecionador (a) de fósseis importados, conchas ou minerais, ou está iniciando uma coleção, saiba que este item disponível pode compor seu acervo e torná-lo ainda mais representativo. Além dele, você encontrará em nossa loja outras peças exclusivas com origem fidedigna, obtidas de forma legalizada, com procedência correta e acompanhadas com todas as informações necessárias para ter em seu acervo, colecionáveis com qualidade de museu.
Não menos importante, poderá incluir em sua coleção réplicas de fósseis e materiais arqueológicos, pois devido às restrições legais que impedem o comércio de itens desse segmento, no qual muitos são peças únicas e tombadas em museus. A Vênus de Willendorf, estátua antropomorfa de 25 mil anos, o Archaeopteryx com apenas alguns exemplares encontrados em sítios fossilíferos da Alemanha ou ainda artefatos líticos protegidos por lei, são alguns exemplos de réplicas que podem compor seu acervo e preencher uma lacuna de conhecimento e de materialidade.
Colecionar é uma atividade com muitas possibilidades de aumentar seu conhecimento sobre o tema escolhido, seja na área da Paleontologia, Arqueologia ou Geologia. Portanto, colecionar não é simplesmente “juntar coisas”, mas exige técnica e organização, ao mesmo tempo em que permite desenvolver o autoconhecimento e proposição de novos desafios.