O Período Neolítico e a Cultura Sambaquieira.
A costa brasileira foi povoada por grupos de pescadores-coletores, entre 7 a 8 mil anos atrás, que construíram montes conhecidos como sambaquis. Os sambaquis são tipicamente caracterizados por estruturas montanhosas e elevadas no sul do Brasil, variando entre 5 a 30 metros de altura, na maior parte das vezes, destacando-se na paisagem pelo seu grande volume.
Sambaqui é uma palavra de origem tupi. Tamba significa concha e ki significa monte, ou seja, monte de conchas.
Esses sítios são geralmente compostos por ossos de peixes, pássaros e mamíferos, além de conchas de moluscos e outros materiais orgânicos. Artefatos de pedra e osso também foram identificados na composição de alguns sambaquis, assim como esqueletos de homens, mulheres e crianças de diferentes idades revelando aspectos de sua cultura e rituais de sepultamento.
Apesar da diversidade de composição dos sambaquis, os vestígios mais perceptíveis na sua composição são as conchas de Anomalocardia brasiliana, Lucina pectinata e variadas espécies de mexilhões, que pela natureza química, ajudaram na preservação de ossos humanos nesses locais.
Preservando esqueletos humanos, os sambaquis servem como janelas que nos permitem saber mais sobre o estilo de vida e a saúde dos povos que viviam em território brasileiro no passado. A maior concentração deles está no estado de Santa Catarina, mas esses sítios também podem ser encontrados no Rio de Janeiro, em São Paulo, no Paraná e no Espírito Santo. Infelizmente, com o passar de milhares de anos, grande parte dos sambaquis foi destruída; 5% deles foram escavados e menos de 1% forneceu material para estudos científicos.
Fonte: https://www.ecycle.com.br/sambaqui/
Entendendo a produção cultural no Período Neolítico.
Neste período, foram desenvolvidas técnicas como o polimento utilizando água e abrasivos como a areia, sob uma base também de rocha, denominada brunidor. As rochas mais utilizadas e que permitem que sua superfície fosse polida são rochas sedimentares como o sílex e magmáticas como o basalto e o diabásio.
Amplie essa discussão com os estudantes, propondo uma pesquisa sobre o tema e para que possam reconhecer no Zoolito Pássaro de pedra polida, características específicas desse tipo de produção.
Algumas problematizações sugeridas:
- como essa peça foi produzida para que se tornasse polida?
- qualquer tipo de material utilizado poderia causar o mesmo efeito?
- qual o uso final, essa peça sugere? Ou o que essa peça poderia representar para os povos do Sambaqui?
Amplie ainda mais a sua abordagem sobre os diferentes períodos da pré-história.
Utilize as réplicas de artefatos arqueológicos, como pontas de flecha, raspador e brunidor, machados e lâminas de pedra polida, zoólitos, cerâmicas e outros itens da categoria e que são produzidos pela Terra Brasilis Didáticos, organizando um material pedagógico mais representativo para discutir:
- os diferentes períodos da ascensão humana na Terra;
- uso de recursos naturais para produção de ferramentas;
- a transição entre o nomadismo e o sedentarismo nos grupos humanos e seu impacto na natureza;
- produção de resíduos;
- a transição entre o Período Paleolítico e Neolítico;
- o Período Formativo.