Dicas de uso do kit em sala de aula!
Ao utilizar o Kit Diferenças Morfológicas entre Homo sapiens e Homo neanderthalensis, é possível mobilizar várias habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Brasil. A seguir, estão algumas das habilidades que podem ser desenvolvidas ao utilizar esse kit:
Observação e análise: O uso do kit permite aos estudantes observar e analisar as diferenças morfológicas entre Homo sapiens e Homo neanderthalensis. Eles podem examinar características cranianas e dentárias para identificar as diferenças anatômicas entre as duas espécies humanas. Essa habilidade de observação e análise é fundamental para compreender a diversidade e a evolução humana.
Comparação e classificação: Ao utilizar o kit, os estudantes têm a oportunidade de comparar e classificar as características morfológicas específicas de cada espécie. Eles podem identificar as semelhanças e diferenças anatômicas entre Homo sapiens e Homo neanderthalensis e classificá-las em categorias específicas. Essa habilidade de comparação e classificação está relacionada à área de conhecimento das Ciências da Natureza.
Contextualização histórica e geográfica: O estudo das diferenças morfológicas entre Homo sapiens e Homo neanderthalensis permite aos estudantes compreender o contexto histórico e geográfico em que essas espécies existiram. Eles podem investigar a distribuição geográfica, o período temporal e as interações entre Homo sapiens e Homo neanderthalensis. Essa habilidade de contextualização histórica e geográfica promove uma compreensão mais profunda da história da humanidade.
Compreensão da evolução humana: Ao analisar as diferenças morfológicas entre as duas espécies, os estudantes podem compreender a evolução humana e as mudanças anatômicas ao longo do tempo. Eles podem explorar as características comuns e distintas entre Homo sapiens e Homo neanderthalensis e inferir sobre as adaptações e os eventos evolutivos que levaram à nossa espécie atual.
Pensamento crítico e argumentação: Ao utilizar o kit, os estudantes são incentivados a exercitar o pensamento crítico e a argumentação. Eles podem analisar as evidências morfológicas, avaliar diferentes interpretações e construir argumentos baseados em evidências para sustentar suas conclusões. Essa habilidade de pensamento crítico e argumentação promove a capacidade de questionar, justificar e fundamentar ideias.
Embora o uso específico do Kit Diferenças Morfológicas entre Homo sapiens e Homo neanderthalensis não esteja mencionado diretamente na BNCC, as habilidades mencionadas acima estão alinhadas com as competências gerais e específicas propostas no documento. Elas promovem o desenvolvimento de habilidades cognitivas, socioemocionais e científicas, contribuindo para uma educação mais abrangente e significativa.
O que diz a BNCC dos Ensinos Fundamental II?
O ensino de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental II, pressupõe que suas aulas representem um processo investigativo a ser pensado como elemento central na formação dos estudantes.
Portanto, em Ciências da Natureza, nas temáticas “Vida e Evolução e Terra e Universo”, o uso do kit pode ser associado às habilidades como:
- (EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) relacionados à sua vida cotidiana.
- (EF03CI05) Descrever e comunicar as alterações desde o nascimento que ocorrem em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.
- (EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.
Em Ciências Humanas, nas temáticas “Tempo, Espaço e Formas de Registros”, o uso da réplica de Homo s. neanderthalensis pode ser associada ao desenvolvimento de habilidades como:
- (EF06HI01) Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).
- (EF06HI03) Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.
- (EF06HI04) Conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.
- (EF06HI05) Descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas.
- (EF06HI06) Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano.
- (EF06HI14) Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços.
O que diz a BNCC do Ensino Médio?
Você sabia que a BNCC pressupõe o desenvolvimento de habilidades por meio de experimentação e que podem ser criadas situações de colaboração a partir do uso de laboratório em situações práticas de experimentação?
Em áreas como Ciências da Natureza e Ciências Humanas, o uso do kit pode ser associado ao desenvolvimento de habilidades tais como:
- (EM13CNT201) Analisar e utilizar modelos científicos, propostos em diferentes épocas e culturas para avaliar distintas explicações sobre o surgimento e a evolução da Vida, da Terra e do Universo.
- (EM13CNT202) Interpretar formas de manifestação da vida, considerando seus diferentes níveis de organização (da composição molecular à biosfera), bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, tanto na Terra quanto em outros planetas.
- (EM13CNT203) Avaliar e prever efeitos de intervenções nos ecossistemas, nos seres vivos e no corpo humano, interpretando os mecanismos de manutenção da vida com base nos ciclos da matéria e nas transformações e transferências de energia.
- (EM13CHS104) Analisar objetos da cultura material e imaterial como suporte de conhecimentos, valores, crenças e práticas que singularizam diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.
- (EM13CHS105) Identificar, contextualizar e criticar as tipologias evolutivas (como populações nômades e sedentárias, entre outras) e as oposições dicotômicas (cidade/campo, cultura/natureza, civilizados/bárbaros, razão/sensibilidade, material/virtual etc.), explicitando as ambiguidades e a complexidade dos conceitos e dos sujeitos envolvidos em diferentes circunstâncias e processos.
Assim, suas aulas poderão contar com uma incrível composição: sua experiência docente associada ao uso de materiais que seus alunos conheceriam apenas em alguns museus!