Nome: Kit Rochas Sedimentares
Quantidade de amostras: 6 exemplares
Composição das amostras: calcário, arenito, folhelho, seixo, areia e ritmito
Organização: as amostras podem conter faces com diferentes acabamentos: polido, semi polido e bruto; amostras de areia e seixos condicionados em embalagem plástica
Embalagem: caixa de papelão em tamanho 23x15x7 cm
Exemplo de local onde são encontradas rochas sedimentares.
Esta imagem representa uma parede de varvito, tipo de rocha sedimentar encontrada no município de Itu – SP. Observe as camadas de sedimento que foram depositas ao longo do tempo.
A Geologia e o estudo das rochas.
Geologia é a ciência que estuda a crosta terrestre e toda a matéria que a compõe, assim como seu mecanismo de formação e as transformações desde sua origem aos dias atuais.
Como material constituinte da crosta terrestre, existem as rochas, que são um agregado sólido constituído por minerais. As rochas por sua vez podem ser classificadas pela sua composição química, estrutura e textura. No entanto, a forma mais comum de classifica-las é de acordo com os processos de formação.
Assim os kits de rochas produzidos pela Terra Brasilis Didáticos representam três grupamentos diferentes de rochas: as sedimentares, magmáticas e metamórficas. Seu uso propõe conhecer características das principais rochas de cada uma dessas categorias e permitir que os estudantes saibam diferenciá-las entre si.
As rochas e seus processos de formação.
Rochas Magmáticas: são o resultado da solidificação do magma, seja no interior ou na superfície da Terra.
Rochas Metamórficas: formam-se a partir de outras rochas no interior da Terra, muitas vezes em profundidades consideráveis, em que as condições de pressão e temperatura são bastante elevadas.
Rochas Sedimentares: formam-se a partir do desgaste de outras rochas e posterior compressão, em geral na superfície da Terra, onde a pressão e temperatura são menores.
Ciclo das Rochas indicando a formação das rochas sedimentares, metamórficas e magmáticas.
Aprofunde as discussões sobre as rochas.
Com o kit de rochas sedimentares, metamórficas e magmáticas, e mais um conjunto de minerais associados, é possível discutir temas como:
dinâmica geológica da Terra
ciclos das rochas
identificação das rochas e minerais
processos de fossilização
uso de rochas e minerais para o consumo humano
impacto ambiental sobre a extração de minerais
Ainda, se você quiser ampliar as discussões sobre alguns dos temas apresentados você poderá utilizar outros minerais, réplicas de fósseis e de artefatos líticos encontrados nas categorias Paleontologia e Arqueologia.
Assim, sua experiência docente, tendo como apoio o uso de materiais diversos, poderá tornar suas aulas inovadoras, onde aspectos como problematização e experimentação estarão a serviço da divulgação da Ciência e compreensão do mundo.
Dicas de uso dos kits de rochas em sala de aula!
Explore o uso deste conjunto de rochas em suas aulas nos ensinos fundamental e médio, ao abordar temas como formação do planeta, alterações no relevo, fossilização, formação da crosta terrestre entre outros temas também interessantes.
Componha suas aulas com material didático de excelente e associe-o às habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular!
O que diz a BNCC do Ensino Fundamental?
O ensino de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental pressupõe que suas aulas representem um processo investigativo a ser pensado como elemento central na formação dos estudantes.
Portanto, em Ciências, na temática “Terra e Universo”, o uso dos kits de rochas podem ser associado ao desenvolvimento de habilidades como:
(EF03CI09) Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em características como cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc.
(EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.
(EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.
(EF07CI15) Interpretar fenômenos naturais (como vulcões, terremotos e tsunamis) e justificar a rara ocorrência desses fenômenos no Brasil, com base no modelo das placas tectônicas.
(EF07CI16) Justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes.
Em Geografia, na temática “Natureza, Ambientes e Qualidade de Vida”, o uso dos kits de rochas pode ser associado ao desenvolvimento de habilidades como:
(EF03GE09) Investigar os usos dos recursos naturais, com destaque para os usos da água em atividades cotidianas (alimentação, higiene, cultivo de plantas etc.), e discutir os problemas ambientais provocados por esses usos.
(EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).
(EF08GE22) Identificar os principais recursos naturais dos países da América Latina, analisando seu uso para a produção de matéria-prima e energia e sua relevância para a cooperação entre os países do Mercosul.
(EF08GE23) Identificar paisagens da América Latina e associá-las, por meio da cartografia, aos diferentes povos da região, com base em aspectos da geomorfologia, da biogeografia e da climatologia.
O que diz a BNCC do Ensino Médio?
Você sabia que a BNCC pressupõe o desenvolvimento de habilidades por meio de experimentação e que podem ser criadas situações de colaboração a partir do uso de laboratório em situações práticas de experimentação?
Em áreas como Ciências da Natureza e Humanas, o uso de kits de rochas pode ser associado ao desenvolvimento de habilidades tais como:
(EM13CNT101) Analisar e representar as transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidade de matéria, de energia e de movimento para realizar previsões em situações cotidianas e processos produtivos que priorizem o uso racional dos recursos naturais.
(EM13CHS302) Analisar e avaliar os impactos econômicos e socioambientais de cadeias produtivas ligadas à exploração de recursos naturais e às atividades agropecuárias em diferentes ambientes e escalas de análise, considerando o modo de vida das populações locais e o compromisso com a sustentabilidade.
(EM13CHS306) Contextualizar, comparar e avaliar os impactos de diferentes modelos econômicos no uso dos recursos naturais e na promoção da sustentabilidade econômica e socioambiental do planeta.
Assim, suas aulas poderão contar com uma incrível composição: sua experiência docente associada ao uso de materiais pedagógicos especialmente desenvolvidos para aguçar a curiosidade e promover ações investigativas.
Assista o vídeo a seguir para compreender de que forma o tema “rochas” vem sendo cobrado no ENEM e nos vestibulares: