Dicas de uso do kit em sala de aula!
Ao usar o Kit Mudanças Paleoclimáticas, várias habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) podem ser mobilizadas.
A BNCC estabelece competências e habilidades a serem desenvolvidas ao longo da educação básica, envolvendo diferentes áreas do conhecimento. No contexto do uso deste kit, algumas habilidades relevantes são:
Observação e investigação científica:
A análise de rochas, fósseis e registros geológicos permite aos estudantes desenvolver habilidades investigativas, observando evidências de variações climáticas ao longo do tempo e formulando hipóteses sobre os processos envolvidos.
Conhecimento científico:
O estudo das mudanças paleoclimáticas possibilita a compreensão de conceitos ligados à geologia, paleontologia, biologia e geografia, como ciclos glaciais, alterações ambientais e evolução da biodiversidade.
Experimentação e exploração:
Ao manipular os materiais do kit, os alunos têm a oportunidade de explorar diferentes formas de interpretar registros naturais, estimulando sua curiosidade, criatividade e capacidade de relacionar dados observados a fenômenos climáticos do passado.
Comunicação e linguagem científica:
Relatar descobertas, registrar observações e discutir interpretações favorece o desenvolvimento da linguagem científica, ajudando os estudantes a expressar com clareza conceitos sobre clima, tempo geológico e transformações ambientais.
Pensamento crítico e solução de problemas:
Ao comparar mudanças naturais do passado com as transformações climáticas atuais, os estudantes são incentivados a refletir criticamente sobre causas, consequências e possíveis soluções para os desafios ambientais contemporâneos.
O que diz a BNCC do Ensino Fundamental?
Ciências da Natureza (Ciências)
Para o 7º ano, as habilidades relevantes incluem:
- EF07CI08 – “Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.”
O kit permite aos alunos compreender como mudanças paleoclimáticas intensas impactaram ecossistemas passados, influenciando espécies, migrações e adaptações.
- EF07CI12 – “Demonstrar que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição.”
Ao explorar registros climáticos históricos, os estudantes discutem alterações atmosféricas naturais (como variação de CO₂) e humanas, conectando passado e presente.
- EF07CI13 – “Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro.”
O kit ajuda a ilustrar como o efeito estufa tem variado ao longo dos tempos e como isso influenciou climas passados, incentivando reflexões sobre as ações humanas atuais e possíveis soluções.
Geografia (Ciências Humanas) – 6º ao 9º ano
Diversas habilidades de Geografia se relacionam diretamente ao uso do Kit Mudanças Paleoclimáticas:
- EF06GE03 – “Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.”
O kit pode ajudar a ilustrar como movimentos terrestres (como órbita e inclinação) influenciaram o clima no passado.
- EF06GE05 – “Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.”
Por meio de registros paleoclimáticos, os alunos entendem como o clima moldou solos, vegetação e relevo ao longo de eras.
- EF06GE11 – “Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.”
O kit promove discussões sobre como sociedades antigas (e atuais) adaptaram-se ou transformaram o território em resposta a mudanças climáticas.
- EF06GE13 – “Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.).”
Embora o foco seja paleoclima, o contraste com práticas humanas contemporâneas reforça a compreensão dos impactos locais e globais na dinâmica climática.
O que diz a BNCC do Ensino Médio?
1. Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Competência Específica 2
Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis.
Habilidades:
- EM13CNT201 – “Analisar e discutir modelos, teorias e leis propostos em diferentes épocas e culturas para comparar distintas explicações sobre o surgimento e a evolução da Vida, da Terra e do Universo com as teorias científicas aceitas atualmente”.
No contexto do kit, os estudantes alinham explicações científicas modernas sobre o clima e a Terra com interpretações históricas, ampliando o entendimento sobre como essas explicações evoluíram ao longo do tempo.
- EM13CNT202 – “Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros)”.
O kit permite observar registros que evidenciam como o clima moldou a vida, desde microfósseis até alterações nos ecossistemas continentais, conectando escalas biológicas e climáticas.
- EM13CNT205 – “Interpretar resultados e realizar previsões sobre atividades experimentais, fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas noções de probabilidade e incerteza, reconhecendo os limites explicativos das ciências”.
Ao lidar com evidências incompletas, os alunos aprendem a lidar com incertezas ao reconstruir cenários climáticos do passado, desenvolvendo capacidade de previsão crítica.
- EM13CNT206 – “Discutir a importância da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia da sustentabilidade do planeta”.
A análise comparativa entre paleoclimas e o clima atual incentiva reflexões sobre os impactos e as responsabilidades humanas frente às mudanças ambientais.
2. Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Geografia)
Competência Específica 3
Analisar criticamente as relações de sociedades com a natureza e seus impactos socioambientais, com vistas à proposição de alternativas éticas e sustentáveis.
Habilidades:
- EM13CHS304 – “Analisar os impactos socioambientais decorrentes de práticas de instituições governamentais, de empresas e de indivíduos, discutindo as origens dessas práticas, selecionando, incorporando e promovendo aquelas que favoreçam a consciência e a ética socioambiental e o consumo responsável”.
O kit propicia entender como mudanças paleoclimáticas afetaram formas de vida e ocupações humanas (como povos antigos), e estimula a reflexão sobre impactos similares hoje por ação humana.
- EM13CHS306 – “Contextualizar, comparar e avaliar os impactos de diferentes modelos socioeconômicos no uso dos recursos naturais e na promoção da sustentabilidade econômica e socioambiental do planeta (como a adoção dos sistemas da agrobiodiversidade e agroflorestal por diferentes comunidades, entre outros)”.
A análise dos efeitos das mudanças climáticas no uso histórico do território (como migrações por secas ou mudanças de ecossistemas) instiga comparações com os modelos atuais de ocupação e exploração dos recursos naturais.